5 dicas valiosas para a bateria do teu telemóvel durar mais tempo

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Em qualquer telemóvel, a bateria é sempre um dos aspetos mais importantes. Queremos sempre que esta dure o máximo possível, pelo que é importante adotar alguns procedimentos para que esse desejo seja cumprido.

Sendo assim, com base nas sugestões da ZD Net, damos-te dicas bastante simples que podes pôr em prática para que a bateria dure mais tempo.

1. Usar o Modo Escuro

Para além de descansar mais a vista, o facto de usar o “Modo Escuro” faz com que poupes bastante a tua bateria. Como refere a mesma fonte, os ecrãs OLED são peritos nesse trabalho, mas isso não quer dizer que também não possas reduzir os gastos com outro tipo de ecrã.

O processo para fazer isso é bastante simples, pelo que apenas tens de seguir um pequeno conjunto de passos:

  1. Abrir o menu “Definições”

  2. Clicar na opção que diz “Ecrã”

  3. Optar pela opção que diz “Modo Escuro”

2) Ajustar o brilho

Esta segunda dica também acaba por ir ao encontro da primeira, mas mesmo assim, são duas coisas diferentes. Neste caso, mesmo que precises de estar a usar o “Modo Claro”, podes simplesmente manter o brilho no mínimo possível.

Há quem, inconscientemente, use demasiado brilho no ecrã e isso consome bastante a bateria. Aqui, o processo é ainda mais simples. Basta fazeres scroll de cima para baixo do telemóvel e vais ver uma barrinha de luz, com um ícone de um sol em cada extremidade.

Quanto mais para a esquerda andares, menos brilho gasta o teu telemóvel.

Batriaa
Imagem Ilustrativa

3) Desliga os sons do teclado

Podes nem te aperceber, mas só o facto de estares a escrever no teclado e ouvir-se o barulho das teclas é uma forma de consumir mais bateria. Isto porque, ao digitar, emites vibrações constantes e barulho, o que tende a desgastar o dispositivo.

É claro que há quem goste de ter essa sensação tátil. No entanto, em casos de economização de bateria, não é uma prática aconselhável. Apenas precisas de seguir os seguintes passos:

  1. Ir às “Definições”

  2. Escolher a opção que diz “Idiomas e introdução”

  3. Clicar onde diz “Gerir Teclados”

  4. Optar pela primeira opção que diz “Definições”

  5. Ir até “Preferências”

  6. Desativar o botão que diz “Som ao premir as teclas”

4) Reduzir a taxa de atualização de ecrã

Se queres ter uma bateria duradoura, pode ser boa ideia baixares a taxa de atualização do teu ecrã. Uma boa taxa de atualização faz do teu telemóvel melhor, atenção. No entanto, se estiveres com a bateria a acabar e quiseres mesmo poupar ao máximo, deves reduzir através deste procedimento:

1) Ir às “Definições”

2) Clicar onde diz “Exibição” (Google), “Suavidade do Movimento” (Samsung) ou “Taxa de atualização” (Xiaomi)

3) O passo seguinte é intuitivamente optares pela opção que te parecer mais baixa

Nota: o procedimento para chegares a esta opção pode ser diferente consoante o telemóvel que usares

5) Adaptar o ecrã de bloqueio

Muitas pessoas utilizam o telemóvel sem temporizador para este bloquear automaticamente. Escusado será dizer que isso consome ainda mais bateria. Por isso, deves ir às “Definições”, depois clicar em “Ecrã de Bloqueio” e suspenderes o mais cedo possível.

Também podes optar pela opção de não ligar ecrã quando recebes notificações. Se estiveres constantemente a receber mensagens, é previsível que o ecrã esteja sempre a acender, pelo que deves controlar esse “bombardeamento” de notificações.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.