Os smartphones já tornaram-se os nossos companheiros do dia a dia no que diz a comunicação, pesquisa de informações e, claro, fotos. Mas mesmo o melhor dos telemóveis pode ter um ficheiro de fotos com imagens borradas ou com iluminação errada. Isso porque um bom resultado das fotos não depende apenas do dispositivo.
Mas há alguns cuidados que podes tomar para garantir melhores fotos.
1. Uma boa iluminação pode evitar as fotos tremidas
Quanto menos iluminação, mais chances de a foto sair tremida. Isso porque, de forma resumida, para capturar a imagem da melhor forma, a câmara vai precisar fazer essa captura por mais tempo para captar o máximo de luz possível. Isso significa que há mais chances de ela captar quaisquer movimentos, até mesmo os das mãos de quem segura o smartphone.
O primeiro passo para resolver isso será buscar uma iluminação melhor. Luz natural sempre vai dar bons resultados. Então apenas fotos durante o dia ficam boas? Não. Fotos ao entardecer podem ficar lindas e fotos pela noite podem ganhar um novo estilo se aproveitamos a iluminação artificial.
No caso de ser uma fotografia pela noite, procura um lugar com uma boa iluminação direta. Grande parte dos smartphones também já possuem um Modo Noite para fotografia, que pode ajudar bastante com isso.
2. Um tripé também pode ajudar na captura de fotos
Outra boa opção é utilizar um tripé, assim já não precisas de ter a preocupação se vais tremer as mãos no momento de tirar a foto. Um tripé ainda é uma grande ajuda para fotos em grupo ou mesmo para fazeres boas fotografias de ti noutras poses que não se limitem à selfie.
Para quem deseja ir ainda mais além no que condiz a estabilidade das imagens captadas, há ainda estabilizadores de smartphones que contam com tecnologias especificamente voltadas para isso. O dispositivo abaixo, por exemplo, tem Inteligência Artificial para manter o foco no objeto desejado sem "tremedeiras". Ideal para fazer filmagens mais estáveis.
Estabilizador Gimbal
Estabilizador de 3 eixos com tripé
AI Tracker
Luzes de enchimento
3. O temporizador pode garantir que todos saiam na foto
Queres tirar uma foto em grupo, mas é mesmo muita gente para caber numa selfie? Ou querer fazer uma foto tua mais distante, para que a viagem não tenha apenas registos estilo selfie? O temporizador pode ajudar bastante aqui.
Basta que posiciones o telemóvel num local para a melhor captura e programes o temporizador para o tempo necessário. Grande parte dos smartphones possuem opções como 2 seg, 5seg e 10 seg.
Nos iPhones, a funcionalidade do temporizador geralmente pode ser encontrada no menu da seta no canto superior. Basta rolar para a direita no menu e tocar no ícone de relógio. Ao final da contagem, o telemóvel fará uma sequência de 10 fotos. No Android, a posição do temporizador pode mudar de marca para marca, mas geralmente pode ser visto no menu superior.
Como dissemos antes, um tripé ou um estabilizador podem ser grandes ajudantes aqui. Juntos com o temporizador, eles podem garantir uma foto de boa qualidade. Alguns tripés e estabilizadores até trazem pequenos controlos para ativar a câmara à distância.
4. Utiliza o "contra a luz" como um recurso e não como um erro
Se queres fazer uma foto para registar bem os rostos dos fotografados e a paisagem, ficar contra uma fonte de luz forte (a luz a vir de trás das pessoas fotografadas) provavelmente não vai dar muito certo. Neste caso, o melhor é ficar de frente para a luz.
Mas o "contra a luz" pode ser utilizado para capturar belas imagens como uma foto romântica de um casal no pôr do sol. O casal pode ficar na frente do pôr do sol, que será a fonte de luz mais forte.
O smartphone muda a iluminação de acordo com o que está no meio da fotografia? Podes controlar isso facilmente. Utilizando exemplo acima, clica no pôr do sol para indicar ao telemóvel que desejas que a câmara adeque-se àquela luz.
5. Já ouviste falar em "Golden Hour"?
Há um momento do dia durante o qual a luz natural contribui muito para que registes fotos muito bonitas: o pôr do sol. Também chamado de "golden hour" ("hora dourada", em tradução livre), essa iluminação naturalmente amarelada e mais suave deixa as fotos com um ar romântico e aconchegante. Isso vale para fotos feita de câmaras profissionais ou de smartphones.
6. Faz fotos quando não acharem que estás a fazer fotos
Não, não estamos a sugerir que tires fotos sem permissão. A ideia não é essa. A sugestão aqui é tirar a foto quando todos estiverem a fazer a pose, mas também seguir a capturar imagens um pouco antes ou um pouco depois da foto de pose. Talvez isso resulte em fotografias estranhas, talvez resulte em imagens espontâneas e naturais.