Qualquer software antivírus tem como objetivo proteger o teu computador de ataques de hakers. Mas e se o próprio antivírus possuir uma grave falha de segurança que pode levar a que ficheiros sejam eliminados do teu PC?
Esta foi a conclusão do mais recente estudo publicado pela Rack911 Labs. De acordo com o que ela revela, perto de 30 populares programas antivírus têm graves falhas de segurança. E para piorar ainda mais a situação, este cenário afeta o Windows, macOS e Linux.
Lista dos antivírus com falhas de segurança no Windows
- Avast Free Anti-Virus
- Avira Free Anti-Virus
- BitDefender GravityZone
- Comodo Endpoint Security
- F-Secure Computer Protection
- FireEye Endpoint Security
- Intercept X (Sophos)
- Kaspersky Endpoint Security
- Malwarebytes for Windows
- McAfee Endpoint Security
- Panda Dome
- Webroot Secure Anywhere
Lista dos antivírus com falhas de segurança em macOS
- AVG
- BitDefender Total Security
- Eset Cyber Security
- Kaspersky Internet Security
- McAfee Total Protection
- Microsoft Defender (BETA)
- Norton Security
- Sophos Home
- Webroot Secure Anywhere
Lista dos antivírus com falhas de segurança no Linux
- BitDefender GravityZone
- Comodo Endpoint Security
- Eset File Server Security
- F-Secure Linux Security
- Kaspersy Endpoint Security
- McAfee Endpoint Security
- Sophos Anti-Virus for Linux
Falhas podem ser exploradas em questão de segundos
O propósito de qualquer programa antivírus é prevenir que software malicioso se instale no teu computador. Nesse sentido, sempre que um novo ficheiro chega ao disco, o antivírus irá analisá-lo para tentar determinar se é ou não malicioso, e só depois irá proceder à sua remoção, se necessário.
É no intervalo de tempo entre a análise e a ação que a falha pode ser explorada. Uma vez que o antivírus possui permissões para manipular qualquer ficheiro, o hacker pode aproveitar-se dessas permissões para apagar ficheiros que não estejam a ser usados naquele momento.
Imagina, portanto, se alguém decide apagar ficheiros importantes para o funcionamento do sistema operativo. Nesse caso, poderás deparar-te com bloqueios inesperados do sistema ou, na pior das hipóteses, levar mesmo a que tenhas de o reinstalar e perder informações importantes.
Alguns antivírus já corrigiram o problema
No meio deste relato, a boa notícia é a possibilidade de resolver o problema atualizando o teu antivírus. Empresas como a AVG, F-Secure, McAfee e Symantec já corrigiram o problema e não deverá tardar até que mais lhes sigam o exemplo.
Caso tenhas um dos programas listados acima, é de extrema importância que mantenhas o teu antivírus sempre atualizado. Só desta forma poderás precaver-te deste cenário e de novos vírus que possam surgir entretanto.
Editores 4gnews recomendam: