Samsung prepara mudança de design para os Galaxy S24 e S24+

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Os novos rumores e fugas de informação sugerem uma mudanças bastante significativa para o aspeto geral da próxima geração de smartphones Android topo de gama da Samsung. Em causa estão os Samsung Galaxy S24 e Galaxy S24+ a chegar em 2024.

Agora que a tecnológica sul-coreana líder de mercado já deu a conhecer os novos smartphones dobráveis com a gama Galaxy Z Fold5 e Galaxy Z Flip5, as atenções estão voltadas para a linha Galaxy S. A propósito, temos já uma grande pista bastante plausível.

(R)evolução a caminho dos Samsung Galaxy S24

Imagem digital associada aos smartphones Samsung Galaxy S24
Imagem digital associada aos smartphones Samsung Galaxy S24

Em causa está o testemunho do leaker Ice Universe, uma das fontes com melhor histórico de fiabilidade neste setor da tecnologia móvel. Ao que tudo indica, para os modelos Samsung Galaxy S24 e Galaxy S24+ (Plus) teremos efetivamente um novo aspeto.

A publicação efetuada pelo popular leaker na rede social Twitter (X) afirma que na próxima geração o aspeto dos telemóveis mudará significativamente. Na prática, assumindo uma moldura reta de margens bem definidas e vincadas, similar aos Apple iPhone.

A Samsung terá decidido render-se às tendências de mercado e dar aos consumidores duas alternativas ao iPhone com Android, ficando a originalidade reservada para o modelo Ultra. Ou seja, apenas o Samsung Galaxy S24 Ultra manterá o design distinto.

Samsung rendeu-se ao design dos Apple iPhone? Assim parece...

BreakingThe middle frame design of S24 and S24+ has changed, and it has become a vertical frame design similar to iPhone. The picture shows Meizu 20, which is probably like this. pic.twitter.com/MG4hwn7pMQ

— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) 18 de agosto de 2023

Importa frisar que estamos ainda a longos meses da sua apresentação oficial e que, dificilmente, este design pode ser considerado oficial, ou definitivamente escolhido pela marca. Todavia, certo é que o iPhone influencia bastante as tendências de consumo.

Enquanto isso, vemos também a Samsung a deslocar cada vez mais atenção para os modelos premium como os seus dobráveis e o os Galaxy S Ultra. Como tal, não considero de todo descabido uma alteração nestes moldes para o design dos modelos-base.

Podemos observar, por ambas imagens acima, que a Samsung manterá o seu alinhamento vertical de câmaras fotográficas rodeadas pelo seu anel em cada uma delas. Porém, a estrutura central metálica do smartphone adotará agora margens retas à lá iPhone.

Vejam-se também os botões de seleção de volume e o botão On / Off com formato mais similar ao que encontramos nos modelos da Apple. Em todo o caso, ainda que não muito original, o seu aspeto não se afigura desagradável.

Prioridade recairá no modelo de topo, o Samsung Galaxy S24 Ultra

Samsung Galaxy S24 Ultra will add 5x buttons on this basis, and 5x will also have the optical magnification effect brought by high pixel cropping, and the picture quality should be good. pic.twitter.com/IegT3PI69G

— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) 17 de agosto de 2023

Recordamos que entre os Galaxy S22 e Galaxy S23 as alterações de design foram mínimas. Em ambos os casos a marca colocou no mercado dois dos mais elegantes smartphones Android do ano, algo em que acredito até hoje face à pura qualidade dos produtos.

Porém, é muito provável que em 2024 as mudanças de design sejam efetivamente mais pronunciadas, também para marcar um virar de página junto da tecnológica sul-coreana. Para já, contudo, é impossível ter certezas dada a típica altura de lançamento dos produtos.

Por fim, recordamos que a Samsung tende a apresentar os novos modelos da gama Galaxy S durante o 1.º trimestre de cada ano, pelo que estamos ainda a vários meses de distância. De qualquer modo, ficaremos atentos a qualquer novidade e fuga de informação relevante a propósito destes terminais.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.