Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Descobre qual o iPhone que a Apple passou a considerar obsoleto

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple acaba de adicionar mais uns quantos equipamentos às suas listas vintage e obsoleto. Recorde-se que na primeira categoria os modelos ainda podem ser sujeitos a reparo, mediante disponibilidade das peças. Já na fase obsoleto, tanto a marca como os seus agentes autorizados não conseguem fazer mais reparações.

A partir de agora, todos os utilizadores do iPhone 6 devem tratar este smartphone como uma relíquia porque o modelo acaba de ser transferido para a lista de equipamentos obsoletos.

Apple 6 Plus descontinuado há vários anos

imagem iPhone 6 e 6 Plus
A série iPhone 6 foi lançada em setembro de 2014 Crédito@Apple/MacRumors

Ainda que só agora a Apple tenha dado um fim à vida do iPhone 6, o modelo iPhone 6 Plus foi descontinuado há já vários anos. Mais especificamente, em 2016.

O iPhone 6 é que continuou a estar disponível no mercado através dos revendedores autorizados e do sistema de venda de recondicionados. No entanto, em 2019 este modelo deixou de receber atualizações de software, depois do iOS 13.

Recordemos agora as especificações deste modelo que foi lançado em setembro de 2014. O iPhone 6 contava com um ecrã LCD de 4,7 polegadas que fornecia uma resolução de 1334 por 750 pixéis.

No interior, estava o processador A8, proprietário da marca, com suporte para comunicações 3G. O terminal foi disponibilizado com apenas 1 GB de RAM e nas opções de armazenamento com 16, 32, 64 e 128 GB de capacidade.

No painel traseiro exibia apenas um sensor de oito megapixéis com capacidade para gravar vídeo 1080p a 60 frames por segundo. A câmara frontal, por sua vez, contava com 1, 2 megapixéis de resolução.

Perante os atuais modelos do iPhone 15, este pequeno terminal de 129 gramas parece e é mesmo obsoleto.

Três equipamentos seguem para a montra vintage

Mas a Apple não se ficou por aqui e aumentou o número de equipamentos na sua montra vintage. O iPad mini de quarta geração figura agora nesta lista, uma vez que foi lançado no mercado há já mais de cinco anos.

Também o iPhone 8 e iPhone 8 Plus seguem para a montra vintage, mas apenas na sua variante Product Red. Os restantes modelos desta série vão continuar com a disponibilidade normal.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt