Descoberto bug no iPhone que obrigava utilizadores a repor o smartphone de origem

Filipe Alves
1 comentário

Foi descoberto um bug nos equipamentos da Apple que obrigava os utilizadores do iPhone a repor os dados de origem do smartphone para que voltasse a funcionar.

Este foi um bug sério, porém, que só foi desvendado depois da situação já estar resolvida pela Apple. O bug foi apanhado pelo pessoal do "Google Project Zero" que está constantemente à procura de bugs ou malwares que possam afetar os utilizadores de várias plataformas.

Apple iPhone X

Problema já foi resolvido pela Apple no iOS 12.3

O problema foi divulgado 90 dias depois de descoberto e a Apple já resolveu a situação. Contudo, este era uma das situações que, caso saltasse à baila no momento, iria dar muito que falar.

Em síntese, um utilizador quando recebia um tipo de mensagem (não revelado) o iPhone iria estar constantemente à procura do "Key value com string" (ou seja, código que não constava na mensagem). Esta procura não desistia e fazia do iPhone entrar num loop infinito.

O smartphone iria reiniciar vezes sem conta até que deixaria de conseguir reconhecer toques no ecrã. As soluções para os utilizadores com este problema era repor os valores de origem do smartphone. Ou seja, limpar por completo o equipamento perdendo tudo aquilo que não estivesse guardado em backup.

Confirma qual é a tua versão do iOS

Ainda que nem todas as peças do puzzle tenham sido desvendadas, certamente que andarão pessoas com segundas intenções a tentar danificar o teu iPhone. Assim sendo, confirma que tens uma versão de software 12.3 ou superior.

Para saberes qual a versão do teu iOS só tens de seguir os seguintes passos.

  • Acede a Definições
  • Clica em "Geral"
  • E "Atualização de software"
  • Se vires que tens uma atualização para fazer, não penses duas vezes

Editores 4gnews recomendam:

1 comentário
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.