Cuidado! Desbloqueio facial do Samsung Galaxy S10 é facilmente enganado

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Samsung Galaxy S10 não seria um smartphone lançado em 2019 caso não tivesse o desbloqueio facial. Contudo, convém que os utilizadores tenham algum cuidado quando utilizarem esta camada de segurança.

Parece que actualmente consegues enganar o reconhecimento facial do equipamento de uma forma bastante simples. Através de um vídeo a reproduzir noutro smartphone, uma foto ou até um irmão.

O mundo do jornalismo tech está em rubro pois tanto o Youtuber Unbox Therapy como o site The Verge expuseram o sensor de desbloqueio facial do Galaxy S10.

O desbloqueio facial do Galaxy S10 foi enganado de todas as formas

Em primeiro lugar, tanto no The Verge como no Unbox Therapy, o Galaxy S10 foi desbloqueado com um vídeo do proprietário a ser reproduzido. Atenção que não estamos a falar de um vídeo propositadamente filmado para desbloquear um equipamento facialmente,

É um simples vídeo onde a pessoa movimenta a cara de um lado para o outro, além de que a leitura está a ser feita num plano bidimensional visto se tratar de um ecrã. Simplesmente não há desculpa para que isto aconteça.

Embora a Samsung não tenha feito tais reivindicações, com tanta tecnologia de mapeamento facial 3D e outros avanços, é um bocado invulgar que isto aconteça. Ou então isto acontece em mais smartphones do que pensamos.

Contudo, a polémica não ficou por aqui pois uma utilizadora do Twitter encontrou-se numa situação bastante caricata. Jane Wong conseguiu desbloquear o Galaxy S10 do seu irmão, com a sua face.

A verdade é que o mapeamento facial do Galaxy S10 é 2D, o que significa que é facilmente enganado por este tipo de imagens. Podemos criticar a Samsung por não ter incluído um sensor 3D na câmara frontal mas todos sabemos que isso iria acrescentar umas dezenas de euros ao preço.

No entanto, parece que os Galaxy S10 estão a falhar no departamento de segurança. A questão do leitor biométrico não funcionar com qualquer película de vídro é outro tema quente.

Editores 4gnews recomendam:

  • CEO da BlackBerry considera smartphones dobráveis inúteis
  • Electronic Arts (EA) também não estará presente na E3 2019
  • Xiaomi Redmi 7 pode ser lançado ao lado do Redmi Note 7 Pro na China

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.