Dark Mode no iPhone tem impacto significativo na sua autonomia (vídeo)

Carlos Oliveira
Comentar

O canal do Youtube PhoneBuff decidiu colocar à prova os benefícios do Dark Mode num iPhone. As conclusões retiradas deste teste indicam-nos um aumento de 30% na autonomia do dispositivo quando comprado com um modo claro.

O Dark Mode chegou nativamente aos equipamentos móveis da Apple no iOS 13. Seguindo as pisadas de quase todas as suas concorrentes, a norte-americana ofereceu finalmente um esquema de cores mais escuro aos utilizadores dos seus produtos.

iPhone XS Max foi a cobaia para a realização deste teste

O detentor no canal PhoneBuff serviu-se de dois iPhone XS Max, com o brilho nos 200 nits, para a realização destes testes. Um deles com o Dark Mode ativo e o outro não.

Adicionalmente, foram usados robots para a realização de tarefas como escrita de mensagens, navegação pelo Twitter, Youtube e Google Maps. Cada uma destas tarefas foi realizada continuamente por duas horas e os resultados começam a sentir-se ao fim da primeira ronda.

Com duas horas de escrita de mensagens, vemos já que com o Dark Mode, foi possível ficar pelo 88%, ao passo que sem o modo escuro a bateria caiu para os 83%. Este diferencial aumenta consideravelmente conforme as horas passam..

Em suma, foram necessárias 7:33 horas de experiência para que o iPhone XS Max, sem Dark Mode, visse a sua autonomia desaparecer. Já o seu irmão, ao fim do mesmo período, ainda possuía 30% de bateria.

Importa notar que estes valores podem não conseguir ser replicados fielmente. Uma simples alteração no brilho do smartphone irá influenciar os resultados, ainda que sejam realizadas exatamente as mesmas tarefas.

Quais os principais benefícios do Dark Mode

A introdução do Dak Mode é sobretudo vantajosa para equipamentos que possuam um ecrã OLED. Este tipo de painéis tem um funcionamento peculiar que lhes permite tirar maior proveito deste esquema de cores.

Os ecrãs OLED apenas utilizam os pixels que estejam a reproduzir cores que não o preto. Visto que é esta a tonalidade predominante neste modo escuro, é possível poupar bastante energia pelo simples facto de esses pixels não serem ligados.

Os mesmo não se aplica a ecrãs LCD devido ao seu funcionamento distinto. Aliás, o autor deste teste frisa não ser possível reproduzir estes resultados num iPhone XR ou iPhone 11 devido aos seus painéis LCD.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.