Curiosity da NASA regista passagem do dia em Marte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A NASA partilhou recentemente uma proeza impressionante do seu rover Curiosity em Marte. Trata-se de uma sequência de 12 horas que captam um dia inteiro no Planeta Vermelho, do amanhecer até ao anoitecer.

Esta façanha foi possível graças às câmaras que normalmente servem para evitar perigos (Hazcams) do rover. Enquanto o Curiosity permanecia estacionado, estas registaram a mudança da sua sombra sobre a superfície marciana.

Hey look – I’m a sundial!Ok, not exactly, but I did get a sol to enjoy my surroundings. During solar conjunction, I used my hazard cameras to study the Martian weather and dust. As this Earth year comes to an end, I hope you’ll take the time to soak in what’s around you. pic.twitter.com/eCQAcVtT1L

— Curiosity Rover (@MarsCuriosity) 28 de dezembro de 2023

Durante a conjunção solar de Marte em novembro de 2023, quando o sol se posiciona entre Marte e a Terra, as comunicações dificultam-se. Foi aí que o Curiosity teve uma tarefa única. Com as suas Hazcams, o rover captou a sua própria sombra a deslocar-se sobre a superfície de Marte, transformando-se num relógio solar improvisado.

Momento ocorreu no 4002.º dia marciano da missão

Este momento ocorreu no 4002.º dia marciano (sol) da missão. O mesmo acaba por revelar não só a passagem do tempo, mas também detalhes interessantes da paisagem marciana dispostos em imagem animada acima.

O Curiosity tem explorado a base da montanha de 5 quilómetros de altura no Monte Sharp desde 2014. Aqui fornece uma visão única do amanhecer no vale de Gediz Vallis. As imagens mostram como a sombra do braço robótico de 2 metros do rover se move durante o dia, e como a luz do amanhecer revela as rodas dianteiras e um alvo de calibração circular no ombro do braço robótico.

A equipa da NASA enfrentou desafios técnicos na captação destas imagens. Devido à variação da exposição, que foi de um terço de segundo durante o dia para mais de um minuto ao anoitecer, as imagens noturnas apresentam um ruído sensorial típico. Este é conhecido como "hot pixels".

Além disso, a câmara traseira Hazcam registou a sombra da parte traseira do rover. Esta conta com artefactos visuais causados por fatores como poeira marciana acumulada ao longo de 11 anos.

O rover Curiosity é uma criação do Jet Propulsion Laboratory da NASA. É gerido pela Caltech em Pasadena, Califórnia e continua a sua missão de exploração e descoberta. Este fornece uma janela única para o ambiente e as condições de Marte. Podes saber mais detalhes sobre esta missão no site oficial da missão.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.