A competição entre as fabricantes chinesas é francamente mais agressiva que as principais marcas de outras origens como é o caso da Samsung ou da Apple. Com efeito, vemos agora um novo smartphone Realme criado especificamente para fazer frente à Xiaomi.
Mais concretamente, ao modelo de gama média / alta da Xiaomi com 16 GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento interno por menos de 400 euros (no seu país natal). Será um dos melhores smartphones de 2023 e oxalá chegue também à Europa.
Xiaomi Redmi Note 12 Turbo é um dos smartphones sensação em 2023
Em causa está a nova rivalidade entre o Xiaomi Redmi Note 12 Turbo, um smartphone apresentado há escassos dias pela fabricante chinesa liderada por Lei Jun. O modelo é um dos mais poderosos para o segmento de gama média e deve chegar à Europa, ainda que com outro noma e possivelmente lançado através da sua sub-marca POCO.
Os seus destaques incluem o armazenamento interno até 1 TB, bem como a memória RAM até 16 GB. Sem esquecer o novo processador Snadpragon 7+ Gen 2 da Qualcomm para renovar o segmento de gama média / alta em pleno 2023.
Ao que tudo indica, este modelo chegará efetivamente até ao nosso mercado através da marca POCO, também do ecossistema Xiaomi. No entanto, escusado será dizer que o preço de venda ao público não será tão cativante como o praticado na China, cerca de 400 €.
Realme GT Neo 5 SE é o concorrente direto ao telefone da Xiaomi
Porém, tal como avançam as fontes locais, não é apenas a Xiaomi que aposta neste tipo de telefones com grandes especificações técnicas a custar cerca de 400 euros. Antes de mais, em jeito de comparação, o Xiaomi Redmi Note 12 Turbo é comercializado pelo equivalente a 378 euros no seu mercado doméstico. Um valor francamente impensável na Europa.
A concorrência, porém, será feroz e liderada desde já pela Realme, uma marca que pertence à OPPO, tal como a OnePlus. Ora, esta mesma marca chinesa prepara-se para lançar o Realme GT Neo 5 SE, terminal também com o Snapdragon 7+ Gen 2 e com um preço extremamente similar.
Os terminais terão, porém, algumas diferenças que em seguida daremos a conhecer, mesmo que regra geral sejam extremamente similares em tudo, até no preço de venda ao público para o seu mercado natal.
Escassas diferenças entre os smartphones Android
Em particular, no Realme GT Neo 5 SE temos um ecrã com resolução 1,5 K com taxa de atualização a 144 Hz. Já no telefone Redmi temos uma taxa de atualização a 120 Hz. Ou seja, pequenas diferenças que a maioria dos utilizadores não notará.
Por outro lado, as câmaras fotográficas são extremamente similares entre ambos. Temos uma câmara principal de 64 MP + 8 MP + 2 MP com óticas grande angular, ultra grande angular e macro, respetivamente. Porém, o Realme GT Neo 5 SE não tem estabilização ótica da imagem (OIS), estando aqui em desvantagem.
Numa outra tónica, o leitor de impressões digitais no smartphone Realme está já embutido no ecrã, ao passo que no Redmi está presente no botão lateral On / Off. Aqui tudo se resumirá às preferência do utilizador.
O Realme GT Neo 5 SE tem uma bateria enorme de 5 500 mAh de capacidade com carga rápida a 100 W. Mais ainda, os seus 16 GB de memória RAM são já do tipo / geração LPDDR5X face aos 16 GB de memória RAM LPDDR5 no telefone Xiaomi Redmi.
Em suma, estes são dois dos smartphones Android mais cativantes de 2023 e, oxalá chegassem com o mesmo preço à Europa. De qualquer modo, contamos com a sua eventual disponibilidade, seja através da POCO, ou no caso do Realme GT Neo 5 SE, através da própria marca.
Editores 4gnews recomendam: