Cuidado! Google Play Store volta a sofrer com a subida das criptomoedas

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A subida de valor da Bitcoin nas últimas semanas levou a um aumento de aplicações maliciosas relacionadas com criptomoedas. A Google Play Store está a testemunhar um aumento de apps programadas para roubar moedas aos utilizadores.

A empresa de antivírus e segurança virtual ESET encontrou duas aplicações do género. Uma delas é a Trezor Mobile Wallet, disfarçada da carteira virtual legítima, Trezor.

Numa primeira análise, investigadores chegaram à conclusão que utilizadores do Trezor não são afetados. Mas a Trezor Mobile Wallet está ligada a outra aplicação chamada Coin Wallet e essa é claramente um esquema de roubo.

Portanto, a app falsa do Trezor acaba por ser uma porta de entrada para as actividades maliciosas. A ESET acrescentou ainda que a aplicação falsa aparece em segundo lugar nos resultados de pesquisa, atrás da app legítima.

Na Google Play Store, a Trezor Mobile Wallet mostra imagens iguais à app original. Estando presente na loja de aplicações com o mesmo design, utilizadores são enganados mais facilmente.

Assim que instalas a app, o perigo começa

Após a instalação da aplicação maliciosa, o utilizador é remetido para um ecrã de registo e login. Este ecrã é utilizado para phishing, ou seja, recolha de dados do utilizador, para fins ilegais. Tudo o que for inserido é enviado para os servidores dos criminosos.

A aplicação Coin Wallet é ainda mais nociva pois não recolhe dados, apenas as criptomoedas do utilizador. Em vez de depositar os fundos na carteira virtual, os mesmos são desviados para a carteira dos hackers.

Este tipo de esquemas são fáceis de criar, infelizmente

A pesquisa da ESET também revelou que estas apps foram feitas com templates online que podem ser comprados por 30 ou 40 euros. Os hackers podem posteriormente alterar os templates a seu gosto e enganar utilizadores.

A Trezor Mobile Wallet e Coin Wallet parecem ter sido removidas da Google Play Store, de momento. Mesmo assim, o tempo que estiveram ativas pode ter sido suficiente para recolher dados ou roubar criptomoedas aos utilizadores mais ingénuos.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.