CUIDADO! Este é um dos malwares mais perigosos no Android! Conhece os detalhes

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O malware de nome xHelper é considerado um dos mais perigosos do Android. Descoberto nos últimos meses de 2019, em outubro o malware já tinha infetado 45 mil dispositivos. A característica mais intimidante deste malware é a sua habilidade de se manter no equipamento mesmo após a reposição de dados de fábrica.

Contudo, nos laboratórios da Karspersky, o malware foi estudado e analisado, de forma a perceber o seu comportamento. Assim sendo, de acordo com a empresa russa, o xHelper consegue instalar-se na partição de sistema do Android, daí a dificuldade da sua remoção.

Por norma, a partição de sistema tem permissões de leitura apenas, ou seja, não é possível eliminar ficheiros da mesma durante a utilização normal do telemóvel. Assim sendo, o xHelper mantém-se escondido, até aos olhos dos utilizadores mais atentos.

Contudo, ativar as permissões de raíz com o famoso processo de "root" deve resolver o problema, certo? Errado. A Karspersky afirma que o xHelper tem atributos que nem um utilizador com esse tipo de acessos consegue interferir. Inclusive, o próprio xHelper faz questão de eliminar todas as apps relacionadas com root, como o Superuser.

Afinal, como se remove o perigoso malware?

Conforme avança a Karspersky, a única forma de remover o xHelper é instalado uma imagem de sistema nova no dispositivo. O utilizador precisa de entrar em modo de recuperação e "flashar" uma nova ROM. Só através da instalação de uma versão do Android limpa é que o malware desaparece.

O meu equipamento está em risco?

Felizmente, existe uma característica positiva: o xHelper parece afetar apenas as versões de Android 6.0 e 7.0. Caso tenhas um equipamento Android, é provável que já tenhas uma versão mais recente, mas dada a lenta fragmentação do sistema Android, existem milhares de equipamentos em risco de infeção.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google bloqueia diariamente milhões de emails maliciosos relacionados com o Coronavírus
  • OnePlus 8: atualizações não serão tão rápidas quanto se esperava
  • Huawei P40 Lite é desmontado em vídeo e revelam-se os seus segredos
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.