Recentemente a Xiaomi viu-se envolvida em mais uma polémica, com vários utilizadores a relatarem ser impossível instalar os Google Mobile Services (GMS) nos seus smartphones. De acordo com os utilizadores, estas restrições entraram em prática após a atualização dos seus smartphones para a MIUI 12.5.
A fabricante já confirmou que estas medidas adicionais de segurança foram implementadas para garantir o cumprimento das regras, sendo impossível fazer a instalação alternativa (sideload) dos serviços da Google nos seus smartphones.
Estas novas medidas são apenas aplicadas a smartphones destinados ao mercado chinês, onde os serviços da Google estão banidos.
Vais comprar um smartphone da Xiaomi em lojas online? Tem cuidado!
Ainda que lojas online como a MiStorePortugal e Amazon Espanha sejam cada vez mais o destino preferencial dos utilizadores portugueses para adquirir novos smartphones da Xiaomi, são ainda muitos os utilizadores que recorrem a lojas oriundas da China, como AliExpress e Gearbest.
Além destas loja, é também importante realçar que muitas "lojas portuguesas" oferecem o seu stock através de um processo de dropshiping, podendo em determinadas situações adquirir versões chinesas dos smartphones.
Caso venhas a comprar um smartphone da Xiaomi destinado ao mercado chinês, ficas já com a garantia de que irás sofrer do mesmo problema dos smartphones da Huawei, que não têm acesso a aplicações da Google e respetivos serviços.
Sempre que comprares um novo smartphone numa destas lojas, certifica-te que o modelo que estás a comprar foi fabricado para os mercados europeus. Sempre que possível, tenta fazer com que essa confirmação seja feita através de email, entrando em contacto com o serviço de apoio ao cliente.
Desta forma, caso venhas a ter problema com o smartphone em questão, terás sempre provas físicas para tentar resolver qualquer problema. No entanto, obviamente que a melhor opção será sempre comprar dispositivos em lojas certificadas pela fabricante.
Editores 4gnews recomendam: