
O papel da Inteligência Artificial (IA) é cada vez mais relevante e, nesta corrida, a Google também não quer ficar para trás. Ao que tudo indica, a plataforma Gemini vai ficar ainda mais inteligente, ao nível da edição de imagens.
Na prática, este vai permitir que o utilizador tenha um maior controlo sobre o processo de criação da imagem, podendo dar instruções do que pretende ver melhorado. Em vez de apenas dizer o que é suposto fazer, o utilizador poderá inclusive desenhar o que pretende ver diferente (via Android Police).
O exemplo em baixo dá uma ideia do que esperar. Na cara do robô, como conseguimos ver, é desenhada uma cara sorridente, ou seja, para que a IA saiba que o robô deverá aparecer a sorrir. Depois, conseguimos ver ainda uma paleta de cores, que reflete os tons desejados para a imagem.
O que muda?
No fundo, é um aprimoramento que torna o processo de edição das imagens muito mais preciso. Da mesma forma que, quando queremos descrever alguma coisa a um amigo, as palavras podem ser insuficientes, com a IA é semelhante. Apontar para o problema e identificá-lo visualmente tende a ser mais prático, por norma.
Assim, quem cria imagens com IA vai ter mais facilidade em fazê-lo e com resultados melhores e mais concretos, face ao pretendido. Por enquanto, fica por esclarecer quando é que esta funcionalidade poderá ficar disponível para os utilizadores.
Apesar de já haver evidências de que a Google está a trabalhar no assunto, é também prudente considerar que, por vezes, grandes marcas testam algumas novidades que acabam por nunca ver a luz do dia. Era ótimo que, desta vez, não fosse esse o caso, já que se trataria realmente de uma melhoria.