Coronavírus: Apple remove qualquer app que não seja oficial da App Store

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com a CNBC, a Apple está a remover da App Store qualquer aplicação do Coronavírus que não oriunda de instituições governamentais ou organizações de saúde. Quatro programadores de apps independentes relataram que as suas aplicações foram completamente removidas.

Contudo, as apps apenas eram apenas informativas, apresentando estatísticas sobre os países afetados, para que os utilizadores se pudessem manter atualizados sobre a doença, conhecida também como COVID-19.

Um dos programadores entrevistados pela CNBC afirmou que descobriu o que a Apple estava a fazer através de um funcionário da empresa. Ao entrar em contacto para tentar esclarecer a situação, foi-lhe dito que qualquer app relacionada com o Coronavírus precisa de ser oficial, de governos ou organizações de saúde.

"Qualquer aplicação com informações médicas atuais precisa de ser submetida por uma instituição reconhecida oficialmente". Esta foi a resposta da Apple, num esforço da empresa para tentar evitar desinformação sobre o Coronavírus.

Pesquisas sobre Coronavírus na App Store produzem poucos resultados

Ao pesquisar por Coronavírus ou COVID-19 na Apple App Store, aparecem apenas algumas aplicações. Todas elas são ligadas à Organização Mundial da Saúde ou governos, como o do Brasil, por exemplo.

Apple não é a única tecnológica a tomar medidas

Além da Apple, existem outras empresas a tomar medidas para prevenir desinformação sobre o Coronavírus. As redes sociais Twitter e Facebook começaram a banir anúncios relacionados com Coronavírus considerados nocivos, contendo desinformação.

À semelhança da Apple, a Google também tem uma política que proíbe apps a tentarem rentabilizar-se com eventos trágicos, desastres naturais ou, neste caso, uma epidemia como o Coronavírus.

Editores 4gnews recomendam:

  • Coronavírus: China está a censurar mensagens no WeChat sobre a doença
  • Ex-engenheiro da Google forçado a pagar multa milionária à empresa
  • Secador de cabelo da Xiaomi, que não te deixa os cabelos em pé, está com um preço fantástico!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.