A primeira rede comercial de 5G chega esta semana. Embora ultimamente fosse esperado, é com surpresa que vemos um país como a Coreia do Sul a ser pioneiro neste ramo. Acaba por deixar para trás países como o Japão ou, principalmente, os Estados Unidos.
A SK Telecom lança o seu serviço a 5 de abril, juntamente com a versão 5G do Galaxy S10. Obviamente, esta vai alegar que tem as velocidades mais rápidas, a cobertura mais alargada e a maior segurança entre os operadores de rede 5G. E digamos que, em termos de números, a SK Telecom não faz a coisa por menos.
Este é o operador de referência na Coreia do Sul e tem já 34 mil estações base de cobertura 5G. Obviamente, a cobertura está concentrada nas zonas mais movimentadas de 85 cidades por todo o país. Tal concentração inclui polos universitários, autoestradas, linhas de metro e centros desportivos.
SK Telecom promete velocidades até 2.7Gbps
Este operador fez também esforços para melhorar a cobertura em locais fechados, como centros comerciais ou aeroportos. A rede da SK Telecom está pronta para suportar aplicações com latência ultrabaixa, como veículos autónomos ou cidades inteligentes. A infraestrutura que combina 4G e 5G traz velocidades até 2.7Gbps.
A Samsung foi também o primeiro fabricante a lançar um smartphone 5G em fevereiro, que chega agora ao mercado sul coreano. Embora muitos outros tenham sido posteriormente lançados na Mobile World Congress, para já ainda nenhum viu a luz do dia no mercado.
Tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido, trabalha-se afincadamente para que as suas redes comerciais de 5G cheguem ainda durante 2019. Por cá, a Vodafone lançou há dias a primeira antena 5G em Lisboa, pelo que os passos estão a ser dados com cautela.
Editores 4gnews recomendam:
- Game of Thrones é a série mais usada para espalhar malware
- RIP: ontem foi o Inbox, hoje foi a vez do Google+
- Facebook pede password do email a alguns novos utilizadores
Via