Conteúdo ofensivo ou explícito não será promovido pelo Instagram

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Instagram anunciou que vai deixar de promover conteúdo que não viole as suas políticas de utilização mas possa ser considerado 'inapropriado'. O anúncio indica que conteúdo sexualmente sugestivo, ofensivo ou mesmo violento pode ser removido da aba 'Descoberta' e páginas de hashtags.

Isto significa que o meme que publicaste ou a selfie que tiraste pode não ser vista por todos. Se o Instagram decidir que a publicação é demasiado para os olhos inocentes do seu público, terás um alcance menor.

Num mundo onde as pessoas se ofendem cada vez mais na internet, o Instagram decidiu implementar esta medida preliminar para evitar chatices no futuro, provavelmente. No entanto, não foi feito da forma mais correcta.

Instagram vai cortar o alcance de publicações consideradas inapropriadas

É perfeitamente compreensível que uma empresa privada queira mostrar o seu produto como um rede social saudável e com controlo de conteúdo inapropriado. Contudo, não foram dadas instruções claras para ajudar os utilizadores a perceber se as suas publicações estão a ser 'despromovidas'.

Além disso, não há maneira de saber quando e como a rede social está a limitar o alcance das publicações. Isto pode prejudicar seriamente quem mantém lojas ou negócios no Instagram, com um grande público.

Will Ruben da divisão Discovery do Instagram, afirma que está a ser utilizada uma combinação de inteligência artificial com moderadores treinados para identificar vários conteúdos.

Ironicamente, o Instagram tem uma política contra nudez, embora não pareça. A rede social afirma que nudez só é permitida se for uma escultura, pintura ou uma mulher a amamentar.

Em 2014, houve um escândalo com uma foto topless da cantora Rihanna, dando início à etiqueta #FreeTheNipple. Apesar dos protestos, o Instagram manteve-se firme.

Esta parece ser mais uma medida para 'parecer bem na fotografia' por parte das empresas. Embora faça sentido não promover conteúdo potencialmente ofensivo, esse adjetivo é demasiado subjetivo para se criar uma regra geral.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook toma novas medidas para impedir a divulgação de desinformação
  • Google Duo recebe novidade que te permitirá poupar dados
  • Xiaomi Mi 9 vai receber compatibilidade com eSim!

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.