Um estudo realizado pela Deco Proteste, com a participação de mais de 10 mil pessoas, revela um aumento exponencial no consumo de dados móveis em Portugal. O mesmo é impulsionado pela procura crescente por serviços de streaming.
O inquérito, que contou com 10 515 participantes em duas fases. Engloba dados sobre serviços de streaming (15 535 subscrições), telemóveis (10 645 ativos), internet fixa (9 313 lares), telefone fixo (3 503 instalações) e internet móvel (3 096 contratos).
40% dos participantes já utilizam, pelo menos, 16GB de dados móveis por mês
Os dados do estudo indicam que 40% dos participantes já utilizam, pelo menos, 16GB de dados móveis por mês. Apesar da procura e avaliação geralmente positiva dos serviços de telemóvel e streaming, a Deco Proteste alerta que a satisfação dos consumidores não é total.
A qualidade do sinal, a estabilidade da ligação e a diversidade de conteúdos são áreas que exigem melhorias por parte dos operadores de telecomunicações. O estudo destaca a necessidade de os consumidores avaliarem cuidadosamente os custos associados ao crescente consumo de dados. Devem escolher planos tarifários que se adequem às suas necessidades individuais.
Fidelização e liberdade de escolha
A prática comum da fidelização continua a ser motivo de preocupação para a Deco Proteste. Isto porque limita a liberdade de escolha dos consumidores. O estudo aponta que muitos clientes permanecem fiéis ao seu operador, mesmo existindo alternativas potencialmente mais vantajosas. Isto levanta questões sobre se a comodidade da fidelização não estará a impedir a procura por melhores serviços e preços.
A Deco Proteste destaca a importância das infraestruturas de internet fixa de alta velocidade, como a fibra ótica, para o desenvolvimento do país. No entanto, o estudo revela que a cobertura e a qualidade dos serviços ainda não são uniformes em todo o território nacional. Isto cria disparidades regionais. A satisfação com a internet fixa está diretamente relacionada com a velocidade, sendo a fibra ótica a opção preferencial dos consumidores, como seria de esperar.
O telemóvel e os conteúdos audiovisuais pagos são os serviços mais procurados e aqueles com que os inquiridos se mostram mais satisfeitos. Em contraste, o telefone fixo continua a perder interesse, com apenas 5% dos inquiridos a reconhecerem a sua utilidade. Apesar disso, o telefone fixo continua a ser um serviço frequentemente incluído em pacotes de oferta combinada. Ou seja, os consumidores pagam, mas raramente utilizam.
Recomendações da Deco Proteste
A Deco Proteste alerta para a necessidade de maior transparência nas condições de subscrição dos serviços de streaming. Também manifesta preocupação com práticas restritivas como a limitação da partilha de contas, o que pode afetar a utilização legítima dos serviços.
Nuno Figueiredo, porta-voz da Deco Proteste, recomenda que os consumidores avaliem criteriosamente os pacotes de serviços oferecidos pelos operadores. Só desta forma podem evitar a subscrição de serviços desnecessários. A faturação e a assistência ao cliente são áreas que exigem melhorias urgentes.