Ao que tudo indica, parece que a quantidade de gamers tem vindo a aumentar. Isto porque em 2023 houve mais jogadores face a 2022, ainda que a ritmos de crescimento diferentes.
De acordo com uma pesquisa da Newzoo, onde se sentiu mais esse crescimento foi mesmo nos jogos de PC. Aparentemente, no último ano, houve um aumento de receita de 8,4% face ao número de jogadores.
Os jogos de telemóvel sofreram uma queda de 2,1%
Isto inclui tudo o que envolve compra de jogos, subscrições e muito mais. Já nos jogos de consola, o crescimento é muito menor, a uma taxa de 0,3%. Pior ainda são os jogos de telemóvel, já que se verificou uma queda de 2,1%.
Ainda assim, é importante colocar os números em perspetiva. Apesar do crescimento dos jogos de PC ser elevado, isso não quer dizer que seja a categoria que tenha mais jogadores.
Com base na mesma fonte, os jogos de telemóvel fizeram, em 2023, cerca de 82 mil milhões de euros, face aos cerca de 48 e 37 mil milhões de euros de consolas e jogos de PC.
Os números podem ser surpreendentes, até porque, para quem não está por dentro deste tipo de rankings, a intuição poderia ser achar que os jogos de consola geram mais receita.
De qualquer forma, fica uma questão importante por responder: afinal, porque é que os jogos de PC têm crescido tanto? No entender da Newzoo, a razão é simples: os editores multiplataforma continuam a incorporá-los.
Sobre o assunto, os pesquisadores em questão reforçam que “empresas de jogos de sucesso que buscam estratégias multiplataforma agiram como um catalisador benéfico para o mercado de PCs” (via PC Gamer).
A indústria do gaming está numa fase complicada
As tendências são de crescimento, mas que isso não faça supor que a indústria do gaming está em crescimento. Tanto assim é que, nos últimos tempos, têm-se ouvido relatos de despedimentos em empresas gigantes.
Um exemplo disso mesmo é a Play Station, em que foram anunciados cerca de 900 despedimentos há poucos meses. O problema é que a situação não se fica só pela PlayStation, já que o panorama parece ser idêntico noutros sítios.
Outro fator interessante tem a ver com o tempo de jogo, que terá caído “vertiginosamente”, de acordo com a mesma fonte. Ao que tudo indica, a esmagadora maioria dos jogos que se venderam em 2023 é relativa a pouco mais de 40 jogos.