Conhece o inovador bloco de notas XNote que passa tudo para o smartphone (vídeo)

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O XNote está a chegar aos utilizadores através de uma campanha crowdfunding na KickStarter e por ser realmente inovador conseguiu arrecadar 200.000 dólares (cerca de 180 mil euros) na plataforma.

Trata-se de um bloco de apontamentos com folhas em papel que está sincronizado com o smartphone. Basta utilizar a caneta inteligente para que todos os apontamentos surjam no ecrã do terminal móvel.

Como funciona o XNote

Vamos então perceber o funcionamento deste potencial bloco de notas do futuro. Em primeiro lugar, há que emparelhar a caneta inteligente com o smartphone através da tecnologia Bluetooth. Depois é só escrever no bloco de apontamentos para que todos os apontamentos, desenhos e rabiscos apareçam no ecrã do smartphone.

A caneta digital integra um sensor especializado que consegue captar, com precisão, cada palavra ou desenho feito no bloco de apontamentos. Para efeitos de segurança, a sincronização de dados armazenados no servidor usa a encriptação SHA-256.

Mas há mais e melhor. O XNote é também capaz de detetar e categorizar automaticamente tarefas e compromissos marcados no calendário digital do smartphone.

A língua também não é um problema, visto que o XNote fornece suporte para 50 idiomas diferentes.

XNote conta também com suporte para ChatGPT

Visto que a tecnologia de Inteligência Artificial generativa está na ordem do dia, o XNote chega com suporte para o conhecido ChatGPT.

Através deste recurso, é capaz de fazer resumos de temas, permitir a consulta a entradas anteriores e até criar questionários de estudo.

Mas há um pequeno senão. As funcionalidades de IA deste equipamento apenas estão disponíveis na sua versão premium que obriga a uma assinatura mensal de 9 dólares (cerca de 8 euros por mês).

Na plataforma Kickstarter, o XNote sem assinatura tem um preço de 179 dólares (aproximadamente 160 euros). Já a versão premium está com um preço de lançamento de 59 dólares por ano – cerca de 55 euros.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt