Confirmado: TDT vai receber dois novos canais em breve

Bruno Coelho
3 comentários

A TDT (Televisão Digital Terrestre) vem a aumentar as opções que disponibiliza aos consumidores. E nos próximos meses vai receber mais dois canais, com o cunho da RTP. A confirmação chega em Diário da República.

RTP África e Canal do Conhecimento a caminho da TDT

A Resolução do Conselho de Ministros que “alarga a oferta de serviços de programas na televisão digital terrestre” foi publicada esta terça-feira. Nesta é referido que em breve serão adicionados à plataforma a RTP África e o canal do conhecimento.

“O Governo decidiu reavaliar o concurso, e, em alternativa, decidiu alargar a oferta da televisão digital terrestre a dois serviços da concessionária do serviço público de televisão, a saber: a RTP África e um novo serviço de programas dedicado ao conhecimento”, pode ler-se no documento oficial.

O objetivo da disponibilização da RTP África em sinal aberto pretende “reforçar a ligação entre Portugal e os países africanos de língua oficial portuguesa”, mas também acrescentar “diversificação (...) ao panorama cultural do nosso país”.

Já o segundo canal, ligado ao conhecimento, só ocorrerá após ser “concluída a renegociação do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão”. O grande objetivo deste canal é fazer uma “divulgação científica” e dar “acesso ao conhecimento”, criando sinergias com “escolas e universidades”.

Tal como é referido no documento, a estação pública fica com total liberdade para acabar com a RTP Memória na TDT. O objetivo será poder transmitir programas para jovens e crianças na totalidade da programação.

RTP3 e RTP Memória chegaram à TDT em 2016

Recorde-se que a TDT arrancou em Portugal em 2009, com os chamados “quatro canais”. Em 2013 entrou para a lista o canal Parlamento, e só em 2016 os consumidores passaram a ter mais opções. Desde aí que a RTP3 e a RTP Memória também fazem parte da lista. Este último serviu, em contexto de pandemia, para abarcar a programação do “Estudo em Casa”

Resolução do Conselho de Ministros n.º 2/2021

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.