
Na noite de 24 de setembro, em plena passagem do supertufão Ragasa por Zhuhai, na província de Guangdong, um episódio insólito chamou a atenção. Em meio às fortes chuvas e inundações, um BYD Yangwang U8 foi visto a circular repetidamente por uma rua inundada, provocando ondas tão fortes que atingiram lojas, partiram vidros e danificaram persianas metálicas.
A polícia de Zhuhai confirmou ter convocado o condutor para interrogatório e recomendou que os comerciantes afetados registassem oficialmente os prejuízos. O caso segue em investigação. Mas o que também chamou a atenção foram as capacidades do carro envolvido no episódio.
O incidente em Zhuhai

O episódio desagradável ocorreu no distrito de Doumen, uma das zonas mais afetadas pelas inundações causadas pelo supertufão Ragasa, o ciclone tropical mais intenso registado em 2025. Com ventos de até 270 km/h e chuvas torrenciais, a tempestade deixou vítimas e destruição em toda a região, incluindo Taiwan, Macau e o sul da China.
Vídeos partilhados online mostram o SUV a atravessar a Jinwan Middle Road várias vezes sem motivo aparente, criando um rasto de destruição. Testemunhas relataram peões assustados com o impacto da água e comerciantes que acusaram perdas significativas em mercadorias e equipamentos elétricos, de acordo com o D-News.

No meio desse cenário de catástrofe, o comportamento do BYD Yangwang U8 destacou-se pela imprudência quanto à segurança pública em condições meteorológicas extremas. Mas, inevitavelmente, a situação acabou por chamar a atenção também para as capacidades do carro de atravessar inundações.
Projetado para cenários de emergência
Lançado em setembro de 2023, o BYD Yangwang U8 é um SUV de luxo que custa 1.089.000 yuans (cerca de 130.141 euros). Desenhado por Wolfgang Egger, ex-Lamborghini e Audi, o modelo já impressiona pelas dimensões: 5.319 mm de comprimento, 2.050 mm de largura, 1.930 mm de altura e uma distância entre eixos de 3.050 mm.
Com linhas robustas e detalhes off-road, como trilhos de tejadilho e estribos laterais, o U8 oferece uma profundidade de passagem de até 1.400 mm na versão Off-road Master Edition.
Mas o grande diferencial está no sistema Tração Individual Inteligente (IWD), que utiliza quatro motores independentes para controlar cada roda separadamente. Isso permite manobras únicas, como um giro de 180 graus no próprio eixo e, mais impressionante ainda, a capacidade de se manter a flutuar em modo de emergência durante até 30 minutos.
A BYD sempre reforçou que este recurso foi pensado para situações de desastre, como inundações ou resgates, e não para fins recreativos. O incidente em Zhuhai acabou por mostrar, de forma polémica, como essas funcionalidades podem ser aplicadas em cenários reais.
Vê também:
- Incrível! BYD Yangwang U9 destrona Bugatti e atinge 496 km/h (Vídeo)
- BYD lança U8L Dingshi Edition: o SUV executivo mais luxuoso da marca (com preço de luxo!)
- Dois raios atingem este elétrico da BYD e o que acontece a seguir vai surpreender-te (vídeo)
- BYD trará para a Europa os seus carros de luxo com características que parecem saídas de um filme
Promoção do dia!