Comparando o Incomparável: Galaxy Note 7 vs iPhone 6s em teste de velocidade

Rui Bacelar
23 Agosto, 2016

Prestes a celebrar um ano de idade, o Apple iPhone 6s pode ser considerado um equipamento com uma certa idade e até "velho" para alguns. Isto mostra, desde já, a nossa cultura marcadamente consumista e moldada pela necessidade fictícia e cuidadosamente incutida pelas marcas na mente do consumidor. Volvido um ano, o teu topo de gama deixa de prestar e és quase obrigado a comprar a nova "estrela do momento".

Voltando ao tema do artigo, como se portará o Apple iPhone 6s face ao smartphone Android mais potente do mercado (em loja física)? Será que o "antigo" iPhone ainda consegue fazer frente ao  Galaxy Note 7, o mais recente topo de gama da Samsung? Neste duelo de processadores, quem vencerá, Apple A9 ou o Exynos 8890 da Samsung?

Samsung Galaxy Note 7 2Vê também: O que está no interior do novo Samsung Galaxy Note 7?

Neste vídeo podemos ver o teste de velocidade entre o Apple iPhone 6s e o Galaxy Note 7 à medida que ambos equipamentos abrem várias aplicações pela mesma ordem. Podemos ver várias diferenças no tempo de carregamento das aplicações entre ambos os dispositivos e aqui, mais uma vez, o Android volta a ficar para trás. Em primeiro lugar são abertas todas as aplicações e depois podemos ver também quais são as aplicações que o smartphone mantém abertas e quais é que é obrigado a fechar para abrir a próxima.

Este é um dos grandes trunfos do iOS e que torna o Apple iPhone 6s muito mais rápido neste tipo de tarefas. Seja no tempo de carregamento do Asphalt 8 ou do Angry Birds, a optimização do sistema operativo iOS é incrivelmente superior ao Android neste aspecto. Contudo, será que isto importa na vida real? Com certeza que não (apesar de ser um excelente tema para artigo).

Galaxy Note 7 nunca teve hipótese de vencer esta corrida, seja pela falta de optimização do seu software ou simplesmente pela interface mais pesada que obriga a que certos recursos do hardware estejam sempre subservientes ao software e ocupados em manter a sua interface (Touchwiz UI) fluída e repleta de funcionalidade. Ademais, o iOS é como um facto feito à medida pelas mãos de um hábil alfaiate, ao passo que o Android é feito praticamente com o mesmo molde para os milhares de equipamentos que o utilizam.

De qualquer forma os factos falam mais alto, o velhinho Apple iPhone 6s continua a ser muito rápido, até mais do que o novo campeão Android.

Talvez queiras ver:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).

Mais na 4gnews

iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios
Free Fire: 6 curiosidades do jogo mais popular da Google Play Store
Vídeo mostra-nos um conceito do iPhone dobrável da Apple
Google Tasks vai ser tudo o que precisas para gerir os teus afazeres
Snapseed chega aos 100 milhões de downloads na Google Play Store

Artigos que não podes perder

Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Como ligar o telemóvel à TV para ver conteúdos no "grande ecrã"
Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Como formatar o telemóvel antes de o vender como usado
Como bloquear números de telefone indesejados e anónimos
10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone