Como te podes preparar para o fim do Windows 10?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

O Windows 10 foi um dos sistemas operativos mais bem-sucedidos da Microsoft. Uma década depois do seu lançamento, este software ainda corre em mais de metade de todos os computadores ativos mundialmente.

Apesar disso, a Microsoft prepara-se para deixar de suportar esta versão do seu sistema operativo. O fim do suporte oficial do Windows 10 acontecerá a 14 de outubro, por isso, é tempo de começares a pensar no teu futuro caso ainda utilizes este sistema operativo.

É verdade que ainda faltam alguns meses para que isso aconteça, mas nunca é tarde para começares a pensar no futuro. Nesse sentido, deixamos-te algumas dicas daquilo que deves fazer para te preparares para o "fim" do Windows 10.

Windows 10

Verifica se o teu computador é compatível com o Windows 11

A dica mais lógica que te podemos deixar é averiguar se o teu computador é compatível com o Windows 11. Para tal, existe uma ferramenta gratuita chamada PC Health Check que pode fazer essa avaliação.

Depois de a descarregares para o teu PC e a correres, ela irá comprar o hardware presente no teu computador com os requisitos mínimos do Windows 11. Caso sejam compatíveis, irá guiar-te pelos passos necessários para fazer a instalação do mais recente sistema operativo da Microsoft.

Caso os requisitos mínimos não sejam cumpridos, receberás um alerta a indicar que o teu PC não consegue correr o Windows 11. Nesse caso, terás de explorar outras soluções.

Comprar um PC novo

Esta é a solução mais lógica caso o teu PC não consiga correr o Windows 11. Ao comprares uma máquina nova, essa já virá com esse sistema operativo instalado de fábrica, portanto, não terás de te preocupar com mais nada.

O mercado é vasto, por isso, encontrarás muitas opções com diferentes preços. Por algumas centenas de euros já consegues comprar um portátil competente, o que significa que não terás de gastar uma fortuna para ter um PC compatível com o Windows 11.

Caso estejas farto do Windows, podes sempre equacionar migrar para outra plataforma. O macOS é o principal concorrente, mas os preços não são tão apelativos como a maioria do universo Windows.

Instalar o Linux no teu PC antigo

No caso de não teres um PC compatível com o Windows 11 e não teres dinheiro para comprar um novo, tens sempre a solução de mudar para o Linux. Este é um sistema operativo de código aberto e isso significa que o podes obter gratuitamente.

Existem muitas distribuições disponíveis na internet, cada uma delas com as suas vantagens e desvantagens. Se te sentires confortável para fazer esta mudança, força. Caso contrário pede a algum conhecido que tenha as competências para tratar do assunto.

Optar por mais um ano de suporte pago para o Windows 10

Pela primeira vez, a Microsoft dá aos utilizadores privados a possibilidade de receber mais um ano de atualizações para o Windows 10. No entanto, este suporte adicional envolve um pagamento mensal.

Ao que tudo indica, os valores para utilizadores privados rondarão os 30 €, ao passo que as empresas terão de pagar 61 €. No entanto, esta é uma medida temporária, o que significa que, eventualmente, ficarás sem atualizações no Windows 10.

A alternativa a tudo aquilo que já mencionamos é manteres o teu PC com o Windows 10 mesmo sem suporte oficial. Note-se que o sistema operativo continuará a funcionar mesmo após o dia 14 de outubro, contudo, desaconselha-se o seu uso nestas condições já que deixará de receber atualizações de segurança para as vulnerabilidades mais recentes.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.