Como são as salas secretas dos aviões às quais os passageiros não têm acesso

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Sabias que os grandes aviões comerciais possuem salas secretas? Esses espaços são construídos para serem áreas de descanso para a tripulação e são projetados para serem discretos ao ponto de passarem despercebidos pelos passageiros.

A CNN conseguiu imagens das áreas de descanso de alguns aviões e matou um pouco da nossa curiosidade desses "espaços secretos" exclusivos para os funcionários da companhia aérea.

Os misteriosos espaços de descanso dos aviões

área de descanso aviões
Área de descanso da tripulação num jato de passageiros Boeing 777 (Imagem: Boeing / via CNN)

Os chamados "Compartimentos de Descanso da Tripulação" são áreas utilizadas pelos pilotos e pela tripulação para períodos de descanso durante voos longos. Conforme detalhado na reportagem da CNN, tratam-se de espaços escondidos dos passageiros e sua localização no avião pode variar.

As salas podem ficar acima da cabine principal, na fuselagem superior, como é o caso das aeronaves mais novas, como o Boeing 787 ou o Airbus A350; ou no porão de carga ou na cabine principal, como ocorre em aviões de modelos mais antigos.

Apesar de diferenciarem-se entre companhias aéreas, os compartimentos de descanso precisam seguir parâmetros definidos por reguladores como a Federal Aviation Administration. Os beliches “ou outra superfície que permita uma posição plana para dormir” devem ter 198 cm x 76 cm de tamanho, por exemplo. Há ainda um espaço determinado para a área comum de entrada e saída.

área de descanso aviões
A área de descanso dos pilotos fica próxima ao cockpit (Imagem: Boeing / via CNN)

Além disso, todas as áreas de descanso devem permitir que a tripulação ajuste a iluminação, precisam ter temperatura controlada e devem estar “num local onde ruídos, odores e vibrações intrusivos tenham efeito mínimo no sono”.

O espaço acaba por ser um pouco semelhante à experiência dos chamados hotéis cápsula. Não seria exatamente o indicado para pessoas claustrofóbicas, mas acabam por ser um local confortável para a tripulação.

“Eles podem ficar bem confortáveis”, disse à CNN a porta-voz do sindicato dos comissários de bordo, Susannah Carr, uma comissária de bordo da United Airlines que trabalha nas aeronaves Boeing, incluindo o 787, 777 e 767.

Seja para dormir ou apenas para ler um livro ou ver um filme no seu horário de descansos, os pilotos e a tripulação terem esse espaço de descanso é fundamental para a segurança da viagem.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.