Como reciclar um smartphone antigo de forma responsável

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A reciclagem de smartphones antigos é crucial para a proteção do meio ambiente, uma vez que estes equipamentos integram materiais que podem ser reutilizados. Neste artigo, mostramos-te como podes reciclar, de forma responsável, o teu smartphone antigo em passos simples e práticos.

Primeiro de tudo faz backup

Antes de iniciares o processo de reciclar o equipamento, deves prepará-lo para garantir que os teus dados pessoais estão protegidos. Começa por fazer um backup de todos os dados guardados no terminal para um serviço de armazenamento em nuvem ou para um disco externo.

De seguida, faz log out de todas as tuas contas de e-mail, redes sociais e restantes aplicações instaladas no smartphone. Depois é só repores as definições de fábrica. Esta opção está disponível no menu Definições.

Explora as opções de reciclagem disponíveis

Agora, é preciso perceber qual a melhor opção para reciclar o teu smartphone antigo. Vários fabricantes contam com programas de devolução que incluem entregas grátis e garantem uma reciclagem do equipamento que cumpre com todos os parâmetros ambientais corretos.

Podes também optar pelos programas de reciclagem das plataformas de retalho online que efetuam uma reciclagem adequada.

Podes doar o smartphone a uma ONG

Uma terceira opção são as organizações sem fins lucrativos (ONG). Estas entidades procedem à redistribuição do teu antigo terminal pelos seus voluntários ou pela população mais carenciada. Desta forma, dão uma segunda vida ao smartphone que é também outra forma de reciclar.

Seja qual for a opção escolhida, certifica-te que a entidade a que entregas fornece um programa de responsabilidade ambiental transparente que te fornece todas as informações que consideres pertinentes.

Há programas de reciclagem da Samsung e da Apple

O programa de reutilização e reciclagem da Apple permite que os iPhones antigos sejam entregues num ponto de recolha da empresa, assim como faz a recolha no domicílio do utilizador.

Os modelos antigos são depois desmontados para que os materiais sejam devidamente reciclados e não sigam para um aterro sanitário.

Já o programa Galaxy Upcycling da Samsung transforma os smartphones antigos da marca em novos dispositivos que são depois distribuídos em comunidades carenciadas. Com esta iniciativa, a gigante sul-coreana pretende fornecer acesso à tecnologia e alfabetização digital.

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt