O Android Auto é uma tecnologia que permite ligar sem fios o teu carro e as aplicações ao teu telemóvel. Ao ligarmos o smartphone ao carro, teremos uma versão simplificada do telemóvel no nosso ecrã central do carro. É simplificado, para facilitar e tornar mais seguro o seu uso no carro. Permite acesso rápido a aplicações e definições, como por exemplo, aplicativos de mapas, músicas, contactos, etc.
O Android Auto não está disponível em todos os carros novos, os que têm, recebem atualizações de software regularmente. Projetado para aumentar a segurança e evitar as distrações, com uma interface simples e intuitiva, controlos integrados no volante e as novas e avançadas ações por voz, conseguimos minimizar as distrações na estrada.
O que é necessário?
Para usar o Android Auto, é necessário ter um auto-rádio compatível com o Android Auto e um smartphone Android com a versão 5.0 (Lollipop) ou superior.
Assim que conectado, o Android Auto exibirá todas as aplicações disponíveis, no painel do rádio. Se precisares de mais informações sobre a compatibilidade do Android Auto, visita support.google.com/androidauto - é o site oficial do sistema, e poderás esclarecer as tuas dúvidas.
Conectar o smartphone ao Android Auto é um processo semelhante ao emparelhamento de um dispositivo Bluetooth. Em primeiro lugar, devemos fazê-lo com o carro parado e em segurança. Caso estejas em movimento, a configuração do Android Auto bloqueia e não conseguirás prosseguir.
Após a ligação, deverás instalar o aplicativo Android Auto no teu smartphone (gratuito na Google Play Store), após a instalação deves conectar o telefone via USB e utilizar a tela do Android Auto do carro. A opção para emparelhar um novo dispositivo aparecerá, nisto deves selecionar o teu smartphone.
Tudo isto parece muito complicado, mas não te preocupes, é algo farás apenas uma vez, após a configuração, a conexão será automática.
O Android Auto tem algum custo?
Disponível gratuitamente na loja do Google Play. A única preocupação que deverás de ter é em relação aos dados móveis, o serviço precisa de conexão de dados, para evitar perdas de sinal. Além disso, existem aplicações gratuitas que suportam o Android Auto, podes descobrir novos serviços de navegação, streaming musical.
Quais fabricantes suportam o Android Auto?
Marcas mais conhecidas, como a Alfa Romeo, Fiat, Ford, Honda, Opel, Renault e o Grupo VAP, lançaram alguns modelos que incluem este sistema Android Auto, permitindo o emparelhamento do smartphone com a consola central do carro. Atenção que não está disponivel em todos os modelos de carros novos, devemos saber a especificidade da consola central.
É expectável que novas marcas entrem neste mercado e "abracem" o projeto Android Auto.
Até o momento, o Android Auto é incorporado em alguns modelos selecionados dos seguintes fabricantes:
Equipamento disponível em Portugal
Pioneer AVH-Z5000DAB
O ecrã táctil de sete polegadas da gama Z da Pioneer. Permite conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, assim como o AppRadio Mode da Pioneer. Permite conexão com dois smartphones em simultâneo, e é fácil alternar a escolha entre os dois.
O controlo de voz permite silenciar a música, basta dizer "pausa", escolher o contacto para realizar uma chamada, até mesmo “escrever” um apontamento importante. Mesmo fora do veículo, a informação fica guardada no telemóvel.
Sony XAV-AX100
Este modelo da Sony apresenta um ecrã de 6,4 polegadas. O botão do volume é mais fácil de usar em movimento e funciona com ativação por comando de voz. O Apple CarPlay e o Android Auto, estão presentes e mantêm atualizações constantes.
A sensibilidade do controlo de voz é excelente, o que beneficia e incentiva à sua utilização. É uma ferramenta essencial para manter uma condução segura.
Android Auto - acessível e intuitivo
A grande diferença deste sistema, é ser desenvolvido em prol do carro, como resultado, é mais fácil usar o Android Auto durante a condução e mais seguro. Além disso, para ajudar, o software de reconhecimento de voz da Google está incluído nesta versão Android. O suporte da Google tem sido constante e as atualizações são garantidas, o serviço é estável e as marcas particapam com uma ajuda enorme, ao permiterem a utilização do sistema.
Vais precisar de um smartphone Android para utilizar este sistema, caso estejas a pensar adquirir um novo equipamento convidamos-te a conhecer os smartphones mais potentes deste ano. Se preferes fazer caminhadas e gostas de desporto, vamos-te apresentar os 10 melhores smartwatch.