ColorOS 12: vê aqui se o teu smartphone OPPO receberá o Android 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A ColorOS 12 é a interface de utilizador desenvolvida pela OPPO para os seus smartphones, tablets e demais dispositivos móveis em circulação. Atualmente a mais recente versão é a ColorOS 12, baseada no sistema operativo Android 12 da Google com várias melhorias de desempenho, bem como uma forte aposta na personalização baseada no design Material You.

É uma das maiores e mais importantes atualizações para os produtos da fabricante chinesa, já uma das maiores fabricantes e quarta maior fabricante de smartphones em Portugal. Desse modo, damos agora a conhecer a calendarização oficial, bem como a lista dos smartphones eleitos para a receber ao longo de 2022.

A ColorOS 12 está em distribuição para vários modelos em Portugal

ColorOS 12

As novidades estão em distribuição para Portugal para diversos modelos como o topo de gama OPPO Find X3 Pro 5G, bem como a versão Lite, o Find X3 Lite 5G. Além disso, também o Reno 6Pro 5G de gama média alta está a receber a ColorOS 12.

Importa frisar que esta calendarização foi disponibilizada recentemente pela própria fabricante através dos seus canais oficiais nas redes sociais. Aí, a empresa detalhou o plano de distribuição desta versão baseada no Android 12 por todo o mundo.

Em seguida podemos ver os planos para a sua chegada aos vários pontos do globo, com mais modelos contemplados pela atualização geral de sistema. Este são os modelos que devem receber o update durante o mês de março de 2022.

Há vários modelos com direito ao update durante o mês de março de 2022

OPPO fans, it's MARCH and your #ColorOS12 based on #Android12 update is on the way. 🔜Find your device 🔵 🟣 🟠 and save the date! 👇 pic.twitter.com/iA7vb4fsPh

— ColorOS (@colorosglobal) 1 de março de 2022

Esta versão foi oficialmente apresentada e distribuída a 16 de setembro de 2021, antes mesmo de a Google disponibilizar a versão final do sistema operativo Android 12. A estreia ocorreu, naturalmente, no seu mercado natal, a China.

Gradualmente, contudo, a ColorOS 12 chegaria também à Europa com várias melhorias como, por exemplo, uma redução geral do "ruído visual" na interface. Ou seja, um aspeto mais simples e leve, acompanhado por notórias melhorias no desempenho de sistema.

A atualização beneficia ainda os utilizadores com novas funções em todo o sistema. Desde o ecrã Always On, aos esquemas de cor avançados com Temas Dinâmicos introduzidos pelo Android 12, além de maiores opções de conetividade ao PC, por exemplo.

Melhorias gerais em todo o sistema com a ColorOS 12

Interesting things happen when you take a look at the world from two different cameras 📷 Explore your creative ideas using the Dual-view Video with #ColorOS12!Leave your masterpieces below and let's see who's got their creative juices flowing 😎#OPPOReno7Series pic.twitter.com/5HnSyr8Dwg

— ColorOS (@colorosglobal) 2 de março de 2022

Por fim, entre os modelos com atualização garantida temos o OPPO A55 5G, A92s 5G, A93s 5G, A56 5G, Reno7 Pro 5G, Reno7 SE 5G, bem como o Reno7 Pro 5G League of Legends Edition que puderam experimentar a versão beta.

Além disso, os modelos Reno4 Pro 5G, Reno4 Pro 5G 2020 Summer Custom Edition, Reno4 Pro 5G Artist Custom Edition, Reno4 5G, Reno4 SE 5G, K9 Pro 5G, Find X3 Pro Photographer Edition, K7, Reno3 Pro 5G Classic Blue Custom Edition, Reno3 Pro 5G e Reno3 Vitality Edition também receberão a atualização de sistema.

Por fim, recordamos que as atualizações são distribuídas via OTA (over the air) de modo gradual e faseado.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.