ColorOS 12 pode ser a melhor interface baseada no Android 12 da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Em finais de 2021 é provável que já conheçam o nome OPPO. Aliás, nas principais lojas em Portugal os seus smartphones são já uma presença comum, tendo entrado recentemente, mas em força no mercado nacional e um dos seus destaques é a UI ColorOS.

Esta é, com efeito, a interface própria da OPPO, baseada atualmente no Android 11, mas já em fase de testes com o Android 12 da Google na sua ColorOS 12. Assim, tendo já instalado a versão alpha da ColorOS 12, já conhecemos principais novidades.

O sistema operativo Android 12 é a base da ColorOS 12 da OPPO

OPPO Find X3 Pro Android 12 ColorOS 12

Importa frisar, primeiramente, que até à distribuição da versão final, estável, podem passar-se alguns meses. Não obstante, é certo que também chegará aos utilizadores com mais funções para além daquelas com as quais contactamos nesta versão prévia.

Mais concretamente, ficamos a conhecer a versão alfa com melhorias e novidades para o Sistema, Design, Conveniência, Jogos, Câmaras e Desempenho. Estas são as epígrafes onde encontramos mais novidades introduzidas pelo Android 12.

Para o utilizador comum, a mais recente versão do sistema operativo da Google pode mais não ser que uma manchete de um ou vários artigos. Isto porque as fabricantes tomam o seu tempo para revestir com as respetivas UI's cada nova compilação.

Tal é o caso da OPPO e da ColorOS 12, mas, se nos permitem tamanha ousadia, esta pode ser uma das melhores implementações do Android 12. Ou melhor, uma das melhores adaptações e personalizações, sobretudo para quem usou um smartphone OnePlus.

Há algo de familiar na ColorOS 12 para quem usou smartphones OnePlus

OPPO Find X3 Pro Android 12 ColorOS 12

Em primeiro lugar, a ColorOS sempre primou pela personalização. Mesmo em versões anteriores a interface transborda de possibilidades de formatação, personalização e configuração para que cada telefone OPPO seja verdadeiramente "teu".

Em 2021, com a introdução da filosofia Material You pela Google, subjacente ao Android 12, o grau de personalização nativa aumentou exponencialmente. A isto somando toda a boa bagagem da ColorOS 12 e temos aqui uma combinação perfeita.

Esta é, quiçá, a implementação que melhor combina os aspetos nevrálgico do Android 12 (puro ou stock), com a personalização necessária e salutar. A ColorOS 12, mesmo em versão alfa, eleva as boas opções introduzidas com a nova versão do sistema.

Personalização, exatamente na dose certa com a nova versão da UI

OPPO Find X3 Pro Android 12 ColorOS 12

Tome-se, por exemplo, os temas dinâmicos. Na prática, consoante o papel de parede (wallpaper) selecionado o telefone pode ajustar automaticamente as cores de destaque de sistema para que estas combinem com as cores do papel de parede.

Vemos, acima, na imagem, o seletor automático das cores presentes no papel de parede que, em seguida, serão assumidas como cores de destaque para o sistema. Desse modo, por exemplo, os interruptores e botões assumirão essas mesmas cores.

OPPO Find X3 Pro Android 12 ColorOS 12

O resultado? Vejam-se acima as cores de destaque, visíveis nos interruptores (barra de notificações / controlos). A definição destas cores foi automática ao aplicar um novo / diferente papel de parede. Este é apenas um dos vários exemplos.

Os temas dinâmicos são um dos grandes trunfos do Android 12 e estão na ColorOS 12 não só presentes como ainda mais completos, um equilíbrio agradável. É, todavia, cedo para emitir um juízo definitivo sobre a interface, estando esta em fase alfa atualmente, mas até ao momento tem sido uma boa surpresa.

OPPO ColorOS 12 Android 12

Aliás, arriscaria dizer que esta versão da ColorOS 12 faz-nos repensar o quão importante é um Android Stock ou puro. É, na personalização e ampliação, mas com respeito pelos valores centrais de um sistema que repousa o mérito.

Assim, podemos dizer que a OPPO acertou, ou está a acertar nos elementos-chave. Agora, contudo, ansiamos pela versão estável, disponível para mais utilizadores e mais modelos.

Aguardamos pela distribuição final, estável, da ColorOS 12

OPPO Find X3 Pro Android 12 ColorOS 12 1

Atingida a combinação perfeita entre personalização e aspetos do sistema "puro", resta agora saber quando é que chega a versão estável. De qualquer modo, a OPPO tem-se destacado pelo bom ritmo de distribuição das atualização, já com a ColorOS 11.

Esperamos assim que mantenha a dinâmica com atualizações periódicas a chegar a bom ritmo aos seus telefones. É uma corrida a que assistimos todos os anos, sempre que a Google lança uma nova versão do seu sistema operativo Android.

De igual modo, todos os anos vemos alguns utilizadores mais frustrados com a sua fabricante por tardar, ou não fazer chegar, a atualização pretendida. No que à OPPO diz respeito os sinais até ao momento são positivos. Segundo a fabricante, a versão atual - ColorOS 11 - já foi adotada por mais de 120 milhões de utilizadores e agora está na hora de olhar em frente.

Interface simples, suave e expedita, mas repleta de "segredos"

OPPO Android 12 ColorOS 12

À primeira vista (e utilização), a ColorOS 12 afigura-se como uma interface simples. Certo é que, com a benesse de a usar no OPPO Find X3 Pro, o melhor telefone da marca até à data, tudo parece extremamente rápido e suave neste ecrã a 120 Hz.

Não obstante, comparando também com outros modelos da fabricante, em lugar algum esta UI se afigura como impertinente, ou saturada de informação. Há, uma elegância que evoca os tempos áureos da OxygenOS da OnePlus e, para o bem ou par ao mal, a ColorOS é a nova OxygenOS.

OPPO ColorOS 12

A fusão entre ambas as marcas é uma realidade sem retorno. O futuro, contudo, mostra-se promissor com uma OPPO dedicada às atualizações de software a bom tempo e bem pensadas.

Uma vez que o "Android puro" não é do agrado do consumidor comum, ao ser considerado demasiado cru, esta pode ser uma das melhores alternativas. Aliás, arriscamos dizer que a ColorOS 12 tem tudo para se tornar numa das preferências dos portugueses.

Agora, tudo depende da OPPO e da energia que dedique ao término e distribuição desta atualização. Até ao momento gostamos do que vemos, mas queremos vê-lo terminado, pleno e em mais dispositivos móveis.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.