Google facilita separação entre trabalho e lazer nos smartphones Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Através do seu blog oficial, a Google acaba de anunciar o lançamento de uma nova ferramenta para os smartphones Android. Esta visa facilitar a separação entre trabalho e vida pessoal dos seus utilizadores.

A ferramenta dá pelo nome de Perfil de Trabalho e isso é já bem explicativo do objetivo da empresa americana. A ideia passa por criar um perfil de trabalho, com aplicações e outros dados apenas acessíveis quando estiveres a trabalhar.

Perfil de Trabalho passará a estar acessível com um simples clique

Com o teletrabalho a tornar-se mais comum nos últimos meses, começa a ser mais difícil separar a vida pessoal da vida profissional. O mesmo acontece com o nosso smartphone Android, visto que muitos usam o mesmo dispositivos para ambas as situações.

Para facilitar essa separação, eis que a Google apresenta o Perfil de Trabalho. Este poderá ser habilitado ou desabilitado com um simples clique e isso transformará o tipo de aplicações e informações disponíveis no smartphone.

O utilizador poderá definir um conjunto de aplicações que usa apenas para trabalho. Ao ligar o seu Perfil de Trabalho, passará a ter acesso a apenas essas apps na gaveta de aplicações.

Também a informação proveniente deste contexto passará a estar inacessível no perfil pessoal e vice-versa. Para tal, a Google aumentará o nível de segurança no Android para que nada escape para domínios indesejados.

No final do dia, quando terminar o teu horário de trabalho, basta desabilitar o Perfil de Trabalho para rapidamente esconder dados e aplicações dessa natureza. Com efeito, o utilizador verá apenas as aplicações e dados que definiu como sendo pessoais.

Distribuição desta ferramenta arrancará em 2022

Por enquanto, a Google irá disponibilizar o Perfil de Trabalho para smartphones geridos pelas empresas. Em 2022, contudo, será alargada para todos os integrantes do Google Workspace.

O intuito é que, futuramente, esta seja uma ferramenta acessível a qualquer utilizador Android, Todavia, ainda não temos uma calendarização para tal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Gmail Web com mais recursos úteis para os utilizadores
  • Calendário Google tem novidade para te focares mais no trabalho
  • YouTube Music tem más notícias para os utilizadores ao tornar-se apenas numa plataforma de áudio
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.