Chrome para Android: ativa agora mesmo o novo design no browser!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O navegador Google Chrome para Android já pode tirar partido da nova filosofia de design "Material You". Bom, pelo menos em parte, ou mais concretamente no menu das opções / contexto. O melhor de tudo? Já podem ativar esta opção e desfrutar dos resultados!

São pequenas alterações à interface do utilizador, a UI, que torna a experiência de utilização mais empolgante. Até que o Android 12 chegue a todos os smartphones compatíveis, pelo menos nas apps Google como o Chrome poderemos desfrutar do novo design.

Material You é o novo design a ser implementado pela Google

O Material You é o nome dado à nova tipologia de design a ser implementado pela Google no seu Android 12, bem como nos demais produtos e serviços. Foi uma das maiores novidades apresentadas na conferência Google I/O 2021 durante a sua keynote.

Além de já estar disponível na versão beta do Android 12, esta nova linguagem de design começa a permear algumas das aplicações Google, neste caso, o Chrome. Assim, é possível ativar através das Chrome Flags, esta nova implementação para já parcial.

De acordo com a Google, a introdução desta linguagem será feita de forma gradual e faseada, para facilitar a transição. Assim, veremos gradualmente uma nova paleta de cores, formas e contornos mais orgânicos a chegar aos seus produtos.

Através das Chrome Flags temos o primeiro vislumbre do Material You

Google Chrome
Diferenças visíveis no menu das opções. Antigo (à esquerda), novo (à direita). Crédito: AndroidPolice.

Para tal, através do navegador Google Chrome para Android, a app do browser para este sistema operativo, devem colar o seguinte endereço na barra de endereços: "chrome://flags/#theme-refactor-android". Sintetizando:

  • Abrir o Google Chrome no Android
  • Colar o caminho: "chrome://flags/#theme-refactor-android" na barra de endereços
  • Reiniciar o Chrome duas vezes para serem aplicadas as alterações

Assim que este caminho for colado na barra de endereços a aplicação Chrome será aberta novamente. Agora devem fechar a app e voltar a abrir o browser. As mudanças estão visíveis no menu das opções ao carregar nos 3 pontos no canto superior direito.

A nova linguagem de design chegará gradualmente aos produtos Google

Vejam-se, por exemplo, os cantos arredondados nestes menus. Deixamos de ter arestas vivas e contemplamos agora um design mais orgânico, sem as ditas arestas. É meramente uma mudança cosmética secundária, mas é sem dúvida um início.

Note-se, por fim, que esta "flag" pode não funcionar em todos os smartphones e dispositivos Android por igual, sobretudo nos modelos mais antigos. Ainda assim, para quem quiser experimentar já este design mais arredondado, esta é a primeira oportunidade.

A Google implementará gradualmente a linguagem de design Material You aos seus produtos e serviços. Até lá, descubram as melhores Chrome Flags, já disponíveis para todos os utilizadores do navegador.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.