Google Chrome 91: conhece as 7 grandes novidades para o browser

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A Google mantém-se fiel ao seu compromisso de atualização periódica do navegador Google Chrome a cada quatro semanas. Assim, está na hora de conhecermos as novidades do Chrome 91, versão a chegar ao Android e iOS, e em breve para computadores.

Sob a superfície residem as principais novidades entre as quais destacamos sete aspetos-chave já a chegar aos utilizadores. Entre estas temos melhorias no design dos botões, formulários de auto preenchimento mais ágeis, opções de poupança de energia, etc.

A cada quatro semanas chega uma nova versão, agora temos o Chrome 91

Sucintamente, temos a possibilidade de instalar apps Linux em Chromebooks, bem como novas funções na área de transferência. Há ainda o novo sistema de busca para separadores, reforço da eficiência e poupança de energia, entre outras novidades.

1. Websites podem ajudar a poupar bateria

A nova versão do navegador mais popular do mundo entrega aos programadores a possibilidade de aumentar a autonomia de bateria dos smartphones. Graças a um novo leque de ferramentas, a partir do Chrome 91 para Android e iOS, alguns websites poderão aconselhar o navegador a reduzir alguns processos. Para quê? Ora, para que o Chrome use menos energia.

Por exemplo, poderão pedir ao Chrome que reduza a taxa de atualização do ecrã, algo possível nos novos displays LTPO OLED.

Estas ferramentas foram criadas para ajudar a poupar energia sem prejudicar a experiência de utilização. Dito isto, apesar de poderem ser implementadas antes de o smartphone apresentar o aviso de bateria baixa, a sua utilidade será mais específica. Isto para não comprometer a qualidade e experiência de utilização se o utilizador não estiver no modo "Poupança de Bateria".

2. Copiar e colar, sobretudo para Desktop

A Google facilitará o acesso dos websites à área de transferência. O local onde fica armazenado temporariamente o conteúdo que queremos copiar e colar, com o maior reforço a chegar à versão do browser para computadores (desktop). Esta medida foi parcialmente introduzida com o Chrome 90, mas fica agora ativa por predefinição com o novo Chrome 91.

Para a Google a experiência de copiar e colar (CTRL+C e CTRL +V) deve ser o mais simples e uniforme possível. Bastará, assim, arrastar um ficheiro do gestor de ficheiros para websites. Teremos suporte alargado para o copiar e colar de ficheiros.

Em síntese, basta copiar um ficheiro CTRL+C e colar, por exemplo, num email - CRTL+V.

3. Melhorias para jogos web com a API GravitySensor

A API GravitySensor foi introduzida com o Chrome 90 tendo, entretanto, a fase de testes sido concluída e a função ativada por predefinição. Isto permitirá aos programadores o acesso fácil às informações colhidas pelo sensor de gravidade.

Facultando assim o acesso direito para os programadores, poderemos ter novos jogos web baseados no movimento, bem como novas aplicações, mais precisas e em maior quantidade. Isto claro, se os programadores assim o quiserem.

4. Partilha de credenciais em sites afiliados

O gestor de passwords do Google Chrome é uma excelente ferramenta. No entanto, não é de todo ágil em cenários de várias contas partilhadas entre vários domínios. Assim, com o Chrome 91 temos um novo sistema que permitirá ao utilizador informar o browser que determinado website pode partilhar as credenciais com outro website. Isto será útil para quem usar, por exemplo, o Google.pt e o YouTube.com (diferentes domínios) e queira usar o preenchimento automático com os detalhes da conta.

A implementação começa a ser distribuída com o Chrome 91, mas pode demorar até que os websites tirem proveito desta opção. É uma função útil para domínios que partilhem o mesmo backend de gestão, facilitando a atividade do utilizador.

5. Seguir websites com o Chrome 91 para Android

Resquícios do Google Reader? Talvez. Com a versão 91 do Chrome para Android o utilizador pode seguir um website. Assim, sempre que este website tiver um conteúdo novo o utilizador poderá ficar a par das novidades ao aceder a uma nova secção - "Seguindo".

Esta nova opção, apelidada justamente, aparecerá sempre que o utilizador abrir um novo separador em branco.

6. Há novos controlos para formulários na versão 91 do Chrome para Android

Entre as funções específicas para o Chrome para Android na sua versão 91 temos novos controlos para formulários. A Google apelida-os de "Radio Buttons", "checkboxes", bem como barras de progressão, a típica "barrinha" de progresso.

Estes elementos têm agora um design mais moderno, acompanhando a evolução gráfica do navegador. Estas mudanças estão visíveis nos botões HTML que muitos websites usam para formulários de votações, por exemplo.

Os programadores poderão definir vários aspetos gráficos nestes campos interativos para votações e outro tipo de feedback dado pelos utilizadores.

7. (Ainda) mais novidades na versão 91 do Google Chrome

  • Ícones diferentes para o dark mode e o modo claro. A Google facilitará o trabalho para programadores que queiram personalizar o aspeto de alguns ícones nestes dois modos de apresentação.
  • Nome de ficheiro sugerido e localização para a API File System Acess. As web apps passarão a sugerir nomes e localizações para os ficheiros ou diretorias ao criar os mesmos.
  • JavaScript V8. A nova versão, o Chrome 91 já conta com a versão 9.1 do JavaScript V8.
  • Gravação de links ao usar as Progressive Web Apps. Ao abrir um link de uma web app - na sua janela específica - a app poderá especificar onde é que esse conteúdo deve ser aberto
  • Primeira integração do design Material You. Está presente no menu de opções / contexto e já adota os cantos arredondados e apresentação mais orgânica.

Há mais novidades a descobrir neste browser e devidamente listadas na publicação do blogue oficial dedicado ao Chrome.

Editores 4gnews recomendam:

  • TV Pirata: PJ desmantela grande rede de pirataria em Portugal
  • iFixit revela segredos de construção dos novos iMac com o M1 da Apple
  • Nubia Red Magic 6R vai deixar-te colado ao ecrã do smartphone. Entende!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.