Chegou o iOS 13! Eis as nossas primeiras impressões

António Guimarães
1 comentário

A Apple pode ser criticada por muita coisa mas não pela rapidez com que disponibiliza atualizações. O iOS 13 já chegou a todos os iPhones elegíveis com uma rapidez com que o Android apenas pode sonhar. Assim sendo, experimentámos o iOS 13 e estas são as nossas primeiras impressões sobre a nova versão do sistema operativo da Apple.

Modo Escuro por todo o lado

A mudança visual mais notória no iOS 13 é certamente o Modo Escuro ou Dark Mode. Este modo está integrado em todo o sistema e não apenas em aplicações que o suportem. Mal termines de instalar a atualização, ser-te-á perguntado se queres manter tons claros ou tons escuros.

ios 13

Podes ainda programar o Modo Escuro para que seja ativo apenas durante certas horas. Ter um modo escuro no sistema inteiro é um desejo de muitos utilizadores e agora no iPhone já será possível. O Android 10 também promete esta função.

Edição de fotografia e vídeo elevada a outro nível

Editar imagens ou vídeo na app nativa do telemóvel nunca foi nada de especial. Apenas com aplicações de terceiros é que as coisas começam a ficar interessantes. No entanto, a galeria do iOS 13 permite-te agora expandir a tua criatividade na edição.

itachi ios

No novo editor não tens só um par de filtros e escolhas para aumentar brilho. Tens pelo menos 18 opções diferentes de personalização da imagem desde o simples contraste até nitidez ou redução de ruído. Adicionalmente podes espelhar a imagem e distorcê-la à vontade.

A maioria das alterações aplicam-se também ao editor de vídeo. Podes espelhar, rodar o vídeo e editá-lo de uma forma mais detalhada. É importante salientar que continuamos a falar de edições simples. Caso queiras editar o teu vídeo a sério no telemóvel, recomendo o Adobe Premiere Rush.

A galeria foi alterada também de forma a organizar as fotografias e vídeos por ano, mês e dia. Esta é uma característica bastante similar ao Google Fotos.

O ajuste de volume foi finalmente melhorado

O iOS 13 diz adeus ao ícone que aparecia à frente do ecrã sempre que se ajustava ao volume de uma vez por todas. Agora, o volume multimédia aparece numa barra lateral que pode ser de imediato ajustada com o dedo, encolhendo discretamente durante alguns segundos antes de desaparecer por completo.

jhimi

Continua a não ser tão fácil como no Android mas é uma melhoria. O ícone anterior era demasiado intrusivo e interrompia visualmente a experiência de utilização.

Autonomia é uma melhoria que esperamos ver

Há melhorias que só com o tempo poderão ser notórias. Uma delas é a nova gestão de bateria do iOS 13. Supostamente, o iPhone irá aprender com os hábitos do utilizador e limitar a carga do telemóvel até 80% quando considerado necessário.

Lista de iPhones que vão receber o iOS 13

  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 6S
  • iPhone 6S Plus
  • iPhone SE
  • iPod touch (7ª geração)

É importante salientar que o iOS 13 traz mais novidades mas salientamos, esta foi a nossa experiência e primeiras impressões do sistema operativo. No final do mês irá sair o iOS 13.1, que irá certamente resolver os bugs que possam existir com a versão atual.

Editores 4gnews recomendam:

1 comentário
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.