ChatGPT vai ter mais vozes

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Uma das utilizações do ChatGPT que ganha cada vez mais adeptos é a utilização das funcionalidades de suporte de voz desta ferramenta de IA Generativa.

Além de manter diálogos com o próprio sistema, os utilizadores podem também optar por ouvir a leitura de um qualquer texto. Até agora o ChatGPT disponibilizava apenas quatro opções de voz, mas esta situação poderá mudar.

Mais vozes = mais emoção

ChatGPT vai ter mais vozes
Ecã do ChatGPT 4o com o dropdown de seleção das novas vozes, publicado pelo site TestingCatalog.

O site TestingCatalog indica que o ChatGPT 4o passou a incluir oito novas vozes, apesar de apenas estarem acessíveis através de técnicas de ‘reverse engineering’. A fonte da informação terá partido de um post numa conta do X pertencente a Tibor Blaho, Lead Engineer da AIPRM corp (empresa que colabora com a OpenAI).

As vozes têm, para já, nomes de código algo enigmáticos - Fathom, Glimmer, Harp, Maple, Orbit, Rainbow, Reef, Ridge e Vale -, desconhecendo-se se irão manter as designações e serão todas elas disponibilizadas. A concretizar-se, o ChatGPT passará a incluir 12 vozes no seu chatbot de Generative AI.

Além das novas vozes, outra funcionalidade que está a ser trabalhada no ChatGPT é a capacidade de adaptar a entoação de acordo com a formatação dos textos - bold ou itálico, por exemplo –, permitindo tornar as emoções nas leituras mais precisas.

Sons de animais realistas

O post do Lead Engineer da AIPRM indica também que o ChatGPT poderá passar a reproduzir alguns sons não verbais com maior precisão, de forma mais natural – incluindo os latidos de um cão pequeno... De resto, é mesmo possível aceder a um pequeno vídeo com uma demonstração simples de algumas das novas vozes e recursos sonoros não-verbais.

Todas as informações agora divulgadas, no entanto, carecem ainda de confirmação por parte da OpenAI. É que o facto das funcionalidades estarem a ser trabalhadas não garantem, por si só, que vão realmente ser disponibilizadas para o utilizador comum.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.