ChatGPT prepara-se para ser assistente no Android e substituir o Google Assistant

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Atualmente para aceder a uma Inteligência Artificial (IA) generativa no telemóvel, é necessário abrir a página ou aplicação da IA desejada. Contudo, o ChatGPT pode ser pioneiro em alterar isso, e, em breve disponibilizar os seus recursos como assistente no Android.

Uma informação encontrada no código da versão 1.2023.352 do ChatGPT, lançada no mês passado, indica que a OpenAI planeia permitir o uso do seu chatbot como assistente em dispositivos Android. Desta forma dará a possibilidade de o utilizador substituir o Google Assistant pelo ChatGPT.

O ChatGPT e outras IAs deverão em breve desempenhar funções como assistentes

Google Assistant
Imagem: Shutterstock / nikkimeel

Conforme observado anteriormente com a Cortana ou mesmo a Alexa, os dispositivos Android permitem que o utilizador escolha qual assistente deseja usar, ou até mesmo se deseja ter um. E ao que tudo indica, a OpenAI deseja que o ChatGPT seja uma das opções para essa função.

De acordo com informações do Android Authority, o código da versão 1.2023.352 do ChatGPT adicionou uma atividade chamada "com.openai.voice.assistant.AssistantActivity". Embora esteja desativada por padrão, a nova funcionalidade pode ser iniciada manualmente para teste.

No teste realizado pela página, o ChatGPT opera como assistente a partir de comandos de voz, dispensando a necessidade de abrir a aplicação da IA ou aceder à sua página no navegador. Como evidenciado no GIF abaixo, a IA sobreleva-se sobre outras aplicações para fornecer respostas.

chatgpt assistente
Imagem: Android Authority

Os testes não conseguiram obter uma resposta do ChatGPT, possivelmente devido ao recurso ainda não estar ativo ou completamente pronto. Conforme mencionado na página, há outros passos que a OpenAI precisa realizar para lançar o seu chatbot como possível assistente padrão:

"A versão mais recente da aplicação adicionou um arquivo XML chamado 'assistant_interaction_service', que contém uma tag 'voice-interaction-service' que define sessionService e < uma eu=4>. A tag também declara que o serviço. Isto faz parte do que é necessário para que uma aplicação seja a 'aplicação de assistente digital padrão', mas a aplicação ChatGPT ainda não possui as declarações necessárias em seu manifesto que permitem ao sistema saber a qual 'serviço' se vincular", explicou a página.

Ainda assim, a presença da nova funcionalidade no código do ChatGPT indica que a OpenAI está a trabalhar para permitir que a IA seja utilizada como assistente no Android. Este parece ser um passo natural, especialmente considerando os planos do Google de lançar o Assistente com Bard em breve.

Há também rumores que a Apple vai adicionar IA à Siri, e a Microsoft continua a lançar novos recursos para o seu Copilot, que já possui uma aplicação própria para Android e iOS, incluindo GPT-4 e DALL-E 3 como opções gratuitas.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.