ChatGPT esteve em baixo! OpenAI confirma falha Global no serviço de IA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Os utilizadores deparam-se com uma mensagem de erro, avisando-os de que foram "bloqueados" pelo chatbot da OpenAI numa falha, entretanto já confirmada pela empresa responsável. A OpenAI já fez saber que esta é uma "grande falha global no serviço".

Segundo os relatos, o serviço de Inteligência Artificial está a falhar tanto na plataforma Web (através do website), bem como através dos dispositivos móveis. No entanto, a empresa norte-americana afirma ter encontrado a causa do problema e está já a trabalhar na solução.

ChatGPT esteve em baixo um pouco por todo o Mundo

DownDetector
Registo de problemas a afetar o serviço ChatGPT segundo a plataforma DownDetector.

Entretanto, os utilizadores afirmam estar a deparar-se com uma mensagem de erro e bloqueio no acesso ao serviço. As falhas já foram apontadas também pelo diretório DownDetector, dando conta do pico de quebra nesta terça-feira às 15:34 horas de Lisboa.

O serviço de conversação e criação de texto com recurso à Inteligência Artificial é usado diariamente por milhões de utilizadores, até ao momento sem falhas significativas no acesso à sua plataforma. Hoje, porém, temos aquela que é a primeira grande quebra global.

A falha levou a que, naturalmente, muitos utilizadores temessem estar pessoalmente bloqueados do serviço. Note-se que para recorrer aos préstimos do ChatGPT, o utilizador deve estar autenticado, entrando com a sua conta Google, Facebook, entre outras formas.

OpenAI já confirmou a quebra global e trabalha na Solução

Posto isto, sendo-lhes apresentada a mensagem de "bloqueado", os utilizadores temeram que as suas contas pessoais estivessem assim barradas da plataforma. Em pouco tempo os relatos inundaram as redes sociais como o Twitter (X) com estes casos.

Calm down. chatGPT is down for the moment. Lots of people getting the same error.#chatgpt #chatgptdown #gptdown pic.twitter.com/vGj4RNdIaF

— Kalhara (@Kalhara91396492) 29 de agosto de 2023

Para outros utilizadores, contudo, em vez da mensagem de bloqueio o serviço simplesmente não carregava. Sem mensagens a ser apresentadas, apenas lentidão no carregamento e disponibilização do serviço, ou mesmo sem que este carregasse totalmente.

#chatgpt is officially down. Hope @OpenAI can solve it as soon as possible! Comment if you have same problem!#chatgptdown pic.twitter.com/oTkRBsN3BH

— Mattia Burioli (@mattia132_) 29 de agosto de 2023

Este serviço foi lançado no final de novembro do ano passado e, rapidamente, explodiu em popularidade para se tornar numa das plataformas virais do momento. Aliás, desde então que o seu número de utilizadores cresce de forma sustentada, ainda que nos últimos meses tenha apresentado uma ligeira quebra no número de novos utilizadores.

Inteligência Artificial alimenta agora também o ChatGPT Enterprise

Em todo o caso, esta falha global surge apenas um dias após a OpenAI ter introduzido o ChatGT Enterprise, focado nos serviços empresariais e estando dotado de mais regalias. Em particular, conta com um reforço de segurança e privacidade, além do acesso aos mais poderosos motores de IA disponíveis. Tudo isto, claro, em contrapartida de uma retribuição monetária considerável.

Introducing ChatGPT Enterprise: enterprise-grade security, unlimited high-speed GPT-4 access, extended context windows, and much more. We’ll be onboarding as many enterprises as possible over the next few weeks. Learn more: https://t.co/lU3ErLtBmT pic.twitter.com/lhixa4IXlc

— OpenAI (@OpenAI) 28 de agosto de 2023

Por fim, de momento conseguimos aceder aos serviços do ChatGPT nos computadores e dispositivos móveis aqui residentes. No entanto, a plataforma parece continuar algo instável à data de redação deste artigo.

Em todo o caso, a empresa responsável assegurou estar a par do sucedido e trabalhar afincadamente numa resolução para esta falha.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.