Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

ChatGPT Agent: o teu novo assistente pessoal parece (mesmo) uma pessoa

Depois de o experimentares, nunca mais vais querer o ChatGPT normal. Acredita: esta inteligência tem pouco de artificial.

Ícone do ChatGPT
Imagem: Divulgação / CNET

A OpenAI não para de surpreender. Depois de anunciar que está a trabalhar num smartphone de IA, a empresa foca-se, agora, no seu produto mais poderoso: o ChatGPT. Se assinas o plano Pro, Plus ou Team, vais poder usar o ChatGPT Agent: o assistente pessoal de IA mais autónomo de sempre—pronto para as tarefas mais complexas, como avança a CNET.

ChatGPT Agent: o que é e como vai ajudar-te

De certeza que já usaste o ChatGPT uma vez na vida, pelo menos. Podes interagir, pedir dicas, fazer perguntas, entre tantas outras opções. Agora, imagina a excelência do ChatGPT elevada à máxima potência...

Com o ChatGPT Agent vais poder acompanhar (através de um ecrã virtual) todo o processo de pensamento da máquina—para que exista total transparência do início ao fim de cada pedido.

Numa demonstração partilhada ao vivo pela OpenAI, este agente pessoal foi capaz de planear uma viagem completa para um casamento fora do país. A pesquisa incluiu hotéis próximos do evento, verificar a previsão meteorológica, decidir o que vestir e, até, o que oferecer aos noivos

E o ChatGPT Agent não ficou por aí. Como se não bastasse, ainda integrou todas as escolhas e serviços com e-mails, calendários e aplicações de notícias. É um facto: estamos perante um assistente pessoal muito competente.

App do ChatGPT no telemóvel

Imagem: Unsplash / Solen Feyissa

Segurança e limitações

A OpenAI permanece atenta à segurança e privacidade dos utilizadores. Como tal, o ChatGPT Agent vai sempre pedir autorização para ações que envolvam dados sensíveis—como compras online ou até o preenchimento de formulários.

Além disso, a empresa garante que o agente vai recusar tarefas consideradas de "alto risco", como transações financeiras, aconselhamento jurídico, ou quaisquer pedidos prejudiciais, ou ilegais.

(Mais) Um passo em direção à AGI

O lançamento do ChatGPT Agent é visto como um marco importante para alcançar a Inteligência Artificial Geral (AGI)—para imitar, da forma mais aproximada possível, os processos de pensamento humano, criando uma IA verdadeiramente inteligente e autónoma.

Com o ChatGPT Agent, a OpenAI quer voltar a definir as regras do jogo, tornando a IA quase indispensável ao dia a dia de qualquer pessoa.

Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Luísa Amorim
Luísa Amorim
Licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Multimédia. Decidiu nunca trabalhar como jornalista e foi na produção de conteúdos que encontrou a alternativa certa, sobretudo na área de tecnologia—onde deu os primeiros passos na escrita online. Com centenas de artigos escritos sobre gadgets, reviews e comparações de dispositivos, é nesta área que se sente mais confortável.