Carros Tesla alertarão o condutor quando estiver cansado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A próxima atualização de software para os carros elétricos Tesla traz uma excelente novidade que pode fazer a diferença em situações de fadiga do condutor. Com efeito, o veículo passará a alertar o utilizador caso detete sonolência do condutor, instando-o a parar.

Por outras palavras, o teu carro elétrico Tesla detetará se estás com sono, ou lento a reagir, situação em que te aconselhará a fazer uma paragem no itinerário para dar descanso ao corpo. Será um sério reforço para a segurança rodoviária e bem-estar do utilizador.

Câmara interior avaliará os padrões de comportamento do condutor

People keep spotting Teslas with snoozing drivers on the freeway | Ars  Technica

No próximo rol de novidades a chegar aos carros Tesla, materializando-se no aviso de sonolência e recomendação de pausa na condução para descanso. É mesmo verdade, o teu Tesla saberá se tens sono enquanto estás a conduzir.

O objetivo de tal capacidade é simples de compreender, visando reduzir a taxa de sinistralidade rodoviária com este novo recurso que tirará partido da câmara do habitáculo. Ou seja, é através desta câmara interior, no habitáculo, que o Tesla avaliará o estado e disposição do condutor a cada momento.

Mais concretamente, a câmara integrada no habitáculo observará de forma constante o condutor. Assim, graças também aos algoritmos de IA, o veículo poderá verificar se o condutor tem a sua atenção concentrada na estrada, ou se está distraído.

Tesla turns on interior camera for Sentry Mode and Dog Mode in 2022 holiday  update - Drive Tesla
Exemplo de imagem captada pela câmara interior dos veículos Tesla.

Até ao momento a advertência de sonolência só era feita pelo volante, mais concretamente pelos sensores incorporados. Na prática, quando o veículo não sentia a pressão / toque das mãos no volante durante um determinado período, a mensagem de aviso era exibida. Muito em breve, além desse mesmo sistema, teremos então a câmara do habitáculo a "avaliar" o condutor.

Bocejos ou piscadelas vão emitir o aviso de descanso

Tesla Full Self-Driving capability demo in AustinFSD capability features use vision neural networks to perceive & understand the world, just like humans do. Via our unique fleet learning approach, we are able to collect anonymized data from our vehicles—meaning the neural… pic.twitter.com/CWAS5h0jGH

— Tesla (@Tesla) 17 de outubro de 2023

Sucintamente, será capaz de saber se o condutor está com os olhos postos no caminho à sua frente, ou se as pálpebras começam a pesar. Assim, ao detetar diferentes padrões de comportamento, poderá atuar preventivamente e emitir o aviso de descanso.

Em suma, se o carro - através da análise dos dados colhidos pela câmara interior - detetar diferenças no padrão de comportamento do utilizador - sejam bocejos ou mais piscadelas - poderão então ser alertar o ser humano para a necessidade de descansar.

Por fim, resta agora aguardar pela distribuição global deste novo software para os veículos e regiões contempladas pelo novo pacote de atualização.

Tesla's new Driver Drowsiness Warning feature counts yawns and blinks $TSLAIt provides alerts if a driver appears tired — but not if Autopilot's onTesla is now attempting to gauge the tiredness of its drivers through a new feature rolling out called "Driver Drowsiness… pic.twitter.com/yEirbhozR9

— Tesla Pablo 🔋⚡ (@pablo9948967714) 18 de outubro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.