Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Carros elétricos ou a combustão, afinal quem polui mais?

Um novo estudo chegou a conclusões interessantes sobre o nível de poluição dos veículos elétricos por comparação com os a combustão.

carregamento elétrico
Shutterstock

Os veículos elétricos continua, pouco a pouco, a conquistar a confiança de muitos consumidores. Se até há alguns anos muitos condutores tinham dúvidas sobre a sua fiabilidade e confiabilidade, sobretudo no que diz respeito à autonomia e custo dos carregamentos, a verdade é que hoje em dia essas questões já são (praticamente) um não assunto.

Porém, há outro ponto que merece uma importante reflexão. Qual o impacto ambiental dos carros com baterias de ião-lítio? Será que poluem menos do que os a combustão?

É precisamente isso que uma investigação publicada na revista PLOS Climate procurou responder. Assim, a conclusão é que nos dois primeiros anos as emissões de dióxido de carbono mais altas por comparação com os carros a gasóleo/gasolina.

Tal deve-se sobretudo pela questão da produção das baterias que consomem enormes quantidades de energia –, após esse período as emissões tornam-se cada vez menores graças à rede elétrica, que é alimentada por fontes renováveis.

O grande responsável pelos gases com efeito de estufa

O principal autor do estudo, Pankaj Sadavarte, Universidade Duke, conclui ainda que nos Estados Unidos o setor dos transportes detém a maior fatia (28%) das emissões de gases com efeito de estufa. Como tal, é urgente que se pense numa estratégia para a mobilidade que tenha em consideração o aquecimento global.

Além disso, outro dado que merece destaque é que a investigação dá conta que cada quilowatt-hora adicional de capacidade de bateria colocada no mercado contribui para uma descida progressiva das emissões (220 kg de CO₂ até 2030 e 127 kg até 2050). O que, consequentemente, melhora a eficiência energética do setor automóvel.

"Os veículos a combustão causam de duas a três vezes mais danos ao clima e à qualidade do ar do que os elétricos ao longo da sua vida útil", detalha Drew Shindell, coautor do estudo.

Além da questão ambiental, coloca-se a do impacto na saúde do ser humano. Conforme destacam os investigadores que citam estudos epidemiológicos recentes , o impacto da poluição atmosférica na saúde humana pode ser até 40% mais grave do que se estimava.

Promoção do dia

Pecute Extensor de Assento de Carro para Cães
Pecute Extensor de Assento de Carro para CãesFunda impermeável, capacidade até 180kg, aumenta espaço em 40%, com bolso
59,99 €Amazon
69,99 €-14%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Tomás Cascão
Tomás Cascão
Mestre em Media e Jornalismo pelo ISCTE. Apaixonado por tecnologia, gadgets e tudo o que envolve algumas das maiores aplicações do mundo, como o WhatsApp ou o Google Maps. É também um ávido consumidor de Streaming, sendo que a Netflix tem um lugar especial no coração.