Para quem conduz um carro elétrico (VE), é possível que a maior preocupação, por vezes, seja mesmo a questão da autonomia. Por isso mesmo, é com entusiasmo que temos ouvido falar sobre as baterias em estado sólido.
Na prática, estas têm uma maior densidade energética, o que acaba por permitir um alcance maior. Várias marcas têm sonhado com essa hipótese, um exemplo disso mesmo é a BYD, que já manifestou o objetivo de ter uma bateria com 2.000 km de autonomia.
A questão é que a chegada destas baterias ainda poderá demorar mais do que pensávamos. Recentemente, a CATL, maior fabricante de baterias do mundo, referiu que a produção massiva só está prevista para 2030. Relatórios anteriores sugeriram que, bem antes disso (2027), já teríamos carros com este tipo de baterias.
O que diz a CATL?
Em declarações à Car News China (CNC), a marca chinesa disse que “a comercialização, incluindo o desenvolvimento da cadeia de abastecimento, ainda está a alguma distância. A CATL continua a investir na tecnologia, mantendo uma liderança técnica na indústria, e prevê alcançar a produção em pequena escala até 2027”.
Apesar da produção em pequena escala começar em 2027, o que nos interessa aqui é a produção em massa. Essa, por sua vez, só deverá arrancar em 2030. Ou seja, todo este processo pode ser bem mais complexo do que achávamos.
No entanto, até que isso aconteça, a CATL recusa ficar parada e continua a apresentar soluções alternativas. Como recordam os nossos colegas da Razão Automóvel, uma delas foi a bateria de iões de sódio Naxtra, com autonomia até 500 km.
Em setembro, por exemplo, também foi apresentada a bateria Shenxing Pro, pensada para carros europeus, com autonomia máxima de 758 km. A sua vida útil estimada era de 12 anos ou 1 milhão de quilómetros, o que são valores muito interessantes.
“A empresa dá grande ênfase às baterias de estado sólido, contando com mais de uma década de experiência em investigação e desenvolvimento neste campo. Atualmente, os desafios científicos na indústria de baterias de estado sólido foram, em grande parte, resolvidos, embora ainda persistam algumas questões de engenharia” - explica a CATL.
Se és fã de VEs, podes sempre dar uma vista de olhos na lista do 4gnews com os 25 melhores carros elétricos da atualidade.