A OPPO revelou ontem de forma oficial a sua tecnologia para carregar smartphones com 125W. Ou seja, um telemóvel com esta tecnologia e uma bateria de 4000 mAh conseguirá carregar totalmente em apenas 20 minutos.
Estes números são impressionantes, porém, chegam com um problema. A tecnologia que neste momento temos nas baterias está longe de ser a melhor para um carregamento rápido. E a OPPO acaba de confirmar isso mesmo.
Em dois anos a bateria perde imensa qualidade
Para ser mais concreto, a OPPO referiu que num total de 800 cargas (presumindo que carregas o telemóvel um vez por dia, serão 800 dias) a bateria perde cerca de 20% de qualidade. Ou seja, dois anos depois de carregares todos os dias o smartphone a 125W os 100% transformaram-se em apenas 80%.
Por sua vez, e em forma de comparação, carregar o smartphone com 65W (que já é super rápido) depois de 800 ciclos a bateria fica nos 91%. Ou seja, uma saúde de bateria consideravelmente superior.
Isto leva-nos a pensar se valerá a pena carregar o equipamento de forma rápida. Uma coisa é certa, se és daqueles que gosta de ter o smartphone durante vários anos, talvez não seja uma opção para ti.
Por outro lado temos também o problema de encontrar a bateria para um smartphone OPPO. Que não é tão simples quanto um smartphone da Samsung, Huawei ou Apple. Isto é, os valores da bateria podem não compensar o investimento num smartphone dois anos depois.
Teremos de esperar para ver. Infelizmente não podemos ter o melhor dos dois mundos. Pelo menos para já. Sinceramente prefiro carregar o telemóvel de forma lenta mas sem fios do que ter o equipamento totalmente carregado em 20 minutos com fio. Isto claro, tendo em conta que danifica a bateria do dispositivo.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung prepara uma melhoria importante na câmara dos seus futuros gama média
- Xiaomi revela o monitor de gaming de 34" polegadas curvo que vais querer ter no teu setup!
- Tesla Model 3: Autopilot salva condutor de "pneu voador" na autoestrada! (vídeo)