Câmara dos smartphones Xiaomi já tem um modo para fotografar a lua!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O Xiaomi Mi 9 SE é o segundo smartphone a trazer a nova característica da câmara da Xiaomi. O novo modo permite aos utilizadores do smartphone a captar a lua como nunca antes.

Ainda não sabemos ao certo quando é que a nova característica chegará a mais smartphones, porém, é de esperar que tal aconteça. Visto que o primeiro smartphone a receber a funcionalidade é um smartphone de gama média, acredito plenamente que mais topo de gama terão esta funcionalidade. Para já, a funcionalidade está disponível no Xiaomi Mi 9 e Mi 9 SE.

Como ativar o "modo Lua" na câmara Xiaomi

  • Abre a câmara
  • Clica no botão de Inteligência artificial
  • Aponta para a lua e faz o zoom máximo
  • Ativa o "Modo lua" presente na parte superior
  • O smartphone automaticamente faz zoom de 20X
  • Certifica-te que não tremes muito e tira a fotografia

Quando é que o modo lua chega a outros Xiaomi

Como referi acima, acredito plenamente que esta funcionalidade chegará primeiro a smartphones topo de gama como o Mi 8, Mi Mix 3 ou até Mi Mix 2S. Só mais tarde a mais smartphones. Presumo que não exista nada obrigatório a nível de hardware que seja necessário. A câmara de 48MP ajuda mas não me parece extremamente necessário.

Modo Lua não é perfeito

Lua Huawei P30 Pro

Seja com a Xiaomi ou com a Huawei, que nos deu esta funcionalidade pela primeira vez, o "modo lua" não é perfeito. É terrivelmente complicado conseguir manter o smartphone sem tremer. Quando assim consegues a fotografia nunca fica como o anunciado. A não ser que uses um tripé.

Mas isso é normal. A distância é demasiada para que consigamos uma fotografia com tanta qualidade. Mesmo assim, não deixa de ser uma característica interessante.

A fotografia acima, por exemplo, foi tirada por mim no Huawei P30 Pro depois de muitas tentativas e sem tripé. Podia ficar melhor, mas quis desfiar a Huawei e a sua estabilização. Nos smartphones Xiaomi será a mesma coisa.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.