BYD vai lançar carro de luxo que "dança" até ao fim do ano (vídeo)

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Se és um apaixonado por carros elétricos (VE), então deves estar familiarizado com o grande crescimento da BYD no setor. Posto isto, a novidade é que a montadora chinesa pode ter a caminho um novo VE de luxo.

Recorde-se que a empresa é conhecida pelas suas gamas mais baratas, mas parece que não quer ficar de fora do “lago dos tubarões” como Tesla ou Porsche. De acordo com a Electrek, vem a caminho o novo Yangwang U7 que deverá custar cerca de 130 000€.

Deverá ter autonomia de 800 quilómetros

O melhor de tudo é que já não deve faltar muito para que o automóvel chegue ao mercado, na medida em que se espera que seja lançado até ao final do ano de 2024. Ainda em setembro de 2023, a BYD lançou o Yangwang U8 off-roader, pelo que a aposta parece ser para continuar.

Quanto ao U7, este estará prestes a chegar à China. Em termos de especificações do automóvel, o próprio conta com quatro motores elétricos com mais de 1 300 hp no total. Espera-se que chegue com uma bateria Blade de 135,5 kWh e tenha um alcance a rondar os 800 quilómetros.

Importa ainda referir que o veículo de luxo da BYD deverá chegar com umas suspensões, também elas, de luxo. Chamam-se DiSus-Z e, ao que tudo indica, vão fazer com que andar de carro pareça uma autêntica caminhada nas nuvens.

Aliás, tanto assim é que é expectável que o carro até consiga “dançar”, à imagem do Yangwang U9, que também já era um excelente bailarino. O vídeo acima é um exemplo perfeito disso.

Para além da questão de ser um carro dançarino, também é de prever que o U7 vá beber mais inspiração ao U9, de outras maneiras. Desde os faróis que deverão ser parecidos, à tecnologia LiDAR (deteção de luz e distância), esperamos que ainda nos faça lembrar o antecessor em questão.

Será mais longo e alto do que o Tesla Model S

BYD Yang
Imagem Ilustrativa (via BYD Yangwang)

Aparentemente, o futuro rival do Tesla Model S e do Porsche Taycan vai ter 5,3 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,5 metros de altura. Ou seja, um pouco mais longo e alto que os modelos anteriormente referidos.

Resta esperar para ver se a BYD se mantém nesta senda de sucesso, no que toca a carros elétricos. Ainda que a Tesla continue a ser a referência no mercado, a empresa de Elon Musk tem a BYD cada vez mais próxima no retrovisor.

Tanto assim é que há quem considere que a marca chinesa possa ser a que mais carros elétricos venderá neste ano de 2024. Só o tempo dirá quem tinha razão.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.