
A BYD não quer perder terreno para a MG, nomeadamente com o novo e histórico MG4, e já colocou mãos à obra para responder à bateria de estado semissólido!
Assim, a marca tem planos para revolucionar a indústria dos elétricos com a introdução das primeiras baterias de estado sólido já em 2027, com a produção em massa a arrancar em 2030. Importar recordar que já trabalha nesta tecnologia há mais de uma década.
Esta nova geração de baterias poderá atingir densidades energéticas de 400 Wh/kg. O mais impressionante é mesmo a autonomia de que se fala. Há quem aponte para os 800 quilómetros, o dobro do que atualmente se regista em média. Porém, há que estime que poderão mesmo chegar – ou superar – os mil quilómetros.
Carregamento completo em... 12 minutos
Não menos impressionante é a velocidade de carregamento. Uma carga completa pode ser feita em cerca de 12 minutos, algo sem precedentes.
A verdade é que as baterias de estado sólido são vistas como o futuro do armazenamento energético. Ao substituir o eletrólito líquido tradicional por um eletrólito sólido, tornam-se mais seguras, compactas e eficientes.
Em suma, tal como acontece com as baterias de estado semissólido, este avanço traduz-se em menores riscos de incêndio, evita fugas e melhora a estabilidade térmica.
Além disso, a densidade energética duplica face às baterias atuais: as LFP oferecem entre 160 e 180 Wh/kg, enquanto as NMC mais avançadas chegam a 300 Wh/kg. A meta da BYD de alcançar 400 Wh/kg coloca a marca na dianteira da inovação global.