Brave lança alternativa ao ChatGPT focado na privacidade do Browser

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O navegador Brave começou neste final de semana a disponibilizar o seu rival do chatbot mais popular do mundo, o ChatGPT da Open AI. Em causa está o seu novo Leo, a chegar às versões do browser para dispositivos móveis Android e para iOS (iPhone) em breve.

A principal vantagem ou proposta de valor do novo chatbot do Brave consiste no seu foco e garantia de privacidade das informações inseridas pelos utilizadores. Além disso, importa frisar que teremos não só uma versão grátis do serviço Leo, como também uma versão premium com funções exclusivas.

Leo é o novo chatbot para o browser Brave

Brave Broser

Agora que soluções como o Bing Chat, o ChatGPT e até o Bard da Google já são do domínio e conhecimento público, o interesse nas soluções de Inteligência Artificial capazes de "dialogar" continua a crescer. Por isso mesmo, temos agora a Brave a disponibilizar o seu Leo, o "ChatGPT" da empresa a integrar o seu navegador ou browser de Internet.

Tal como revela a própria empresa, o seu novo chatbot ficará disponível nos próximos dias e integrará ambas a sua aplicação para ambos os sistemas operativos Android e iOS. Já para os utilizadores do Brave para computador (desktop), a novidade estará disponível para quem já tenham a versão 1.60 do navegador.

Em todo o caso, poderão ter que aguardar mais alguns dias até que o novo "robot de conversa" fique também disponível na vossa região. Em Portugal ainda não temos acesso a este novo rival do ChatGPT, mas no decurso das próximas semanas tal deve mudar.

Rival do ChatGPT foca-se sobretudo na privacidade do utilizador

Brave’s AI browser assistant Leo is being rolled out over the next few days to all desktop users!Let’s talk about what you can expect from this powerful, privacy-preserving tool… pic.twitter.com/lkS35PYbsl

— Brave Software (@brave) 2 de novembro de 2023

Importa frisar que, em primeiro lugar, o Leo chegará aos utilizadores do Brave em desktop, para computadores Windows e Mac, por exemplo. Por outro lado, os utilizadores de dispositivos móveis terão que aguardar um pouco mais, não estando, contudo, esquecidos pela Brave Software que já garantiu a sua chegada a este formato no decurso dos próximos meses.

Atentando nas suas capacidades, o Leo será similar aos seus principais concorrentes como o ChatGPT, Bard, Bing Chat, entre outros. Isto significa que nos dará, por exemplo, traduções, responderá a questões, resumirá páginas web e poderá também criar novo conteúdo a pedido do utilizador.

Tudo isto, claro, na garantia de anonimato, com um servidor próprio para garantir a maior privacidade dos dados dos seus utilizadores. Aliás, tal como aponta a empresa, todos os pedidos são "passados" por um servidor anónimo, além de não ser necessário criar uma conta de utilizador.

Teremos duas versões do Leo - grátis e Premium

Your chats with Leo are private, anonymous, and secure.Leo doesn’t record chats, or use them for model training, and no account or login is required to use Leo.Learn more about how the feature protects your privacy here: https://t.co/QSM5SFiHYr

— Brave Software (@brave) 2 de novembro de 2023

A versão grátis do Leo será a predefinida e terá por base o modelo de linguagem do grupo Meta, o Llama 2 (LLM). Por outro lado, a versão paga do serviço, o Leo Premium utilizará o modelo de linguagem Claude Instant da empresa Anthropic, prometendo resultados de maior qualidade, prioridade no acesso ao serviço, bem como o acesso a funções experimentais.

Por fim, resta-nos agora aguardar pela sua disponibilização global, bem como pela chegada às versões móveis, para Android e iOS do navegador Brave para averiguar as suas reais capacidades.

Brave Leo is free by default.Leo Premium subscribers can use additional large language models, such as Claude Instant from @AnthropicAI, for higher quality conversations.Premium benefits also include higher rate limits, priority queuing, and early access to new features.

— Brave Software (@brave) 2 de novembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.