BQ apresenta oficialmente os BQ Aquaris VS e BQ Aquaris VS Plus

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 4 min.

A Mobile World Congress aproxima-se a passos largos e será nesta feira espanhola que ficaremos a conhecer muitos novos smartphones Android. Este será o palco eleito por muitas empresas para nos dar a conhecer os seus novos trunfos para tentar seduzir novos utilizadores. Ainda assim, a espanhola BQ decidiu adiantar-se e apresentou já hoje os novos BQ Aquaris VS e BQ Aquaris VS Plus.

A BQ é uma das poucas empresas europeias que opera neste feroz mercado mobile. Desde sempre que a mesma se tem destacado com equipamentos com uma relação qualidade/preço muito apetecível. Uma empresa que tem apostado forte no mercado dos gama média, o que lhe tem trazido bastante sucesso.

Vê ainda: Xiaomi, Samsung e Huawei crescem mais do que a Apple – Strategy Analytics

Pois bem, é precisamente neste nicho de mercado que a empresa espanhola volta a atacar. Mais uma vez, a BQ olha com seriedade para os que procuram um smartphone capaz sem ter de gastar centenas de euros. Assim nasceram os Aquaris VS e Aquaris VS Plus. Dois equipamentos que se inspiraram bastante nos seus antecessores.

Em boa verdade, as linhas estéticas destes Aquaris VS e Aquaris VS Plus não fogem muito da linha V apresentada em setembro passado. Vemos dois equipamentos com linhas bastante elegantes, construídos em alumínio anodizado e policarbonato. Uma construção sólida e elegante que certamente agradará bastante ao seu principal publico alvo, o mais jovem.

Ambos os modelos serão muito idênticos entre si, não só na sua construção como também nas suas especificações. Mais uma vez, a BQ aposta numa seleção sólida de especificações, diferenciando-os apenas em pequenos pormenores. Pequenos detalhes que terá de ser o próprio utilizador a discernir qual dos dois se adaptará melhor ao seu estilo.

Comum a ambos os modelos teremos o seu processador, o componente responsável por todo o processamento de dados necessário. Esta tarefa ficará ao encargo de um Qualcomm Snapdragon 430. Trata-se de um SoC de gama média, com oito núcleos de processamento a uma frequência máxima de 1.4GHz. Não esquecer ainda a sua gráfica Adreno 505.

BQ Aquaris VS e BQ Aquaris VS Plus: as novas apostas para o mercado ibérico

Também em termos fotográficos, os BQ Aquaris VS e BQ Aquaris VS Plus partilham das mesmas câmaras. Na parte traseira encontramos um sensor Sony IMX386 de 12MP. Este possui uma abertura de f/2.0, tecnologia Big Pixel e é ainda capaz de gravar a 1080p 30fps.

Já na parte frontal, para todas as tuas selfies e videochamadas, terás um sensor de 8MP. Este vem ainda acompanhado por um flash LED frontal, pensado para te ajudar nas selfies noturnas e com pouca luminosidade.

Agora é tempo de revelar aquilo que irá diferenciar estes dois novos equipamentos. Os tais pontos que poderão ditar a tua preferência por um destes modelos. A primeira é o seu ecrã. No Aquaris VS encontrarás um ecrã HD de 5.2 polegadas. Já no Aquaris VS Plus terás um ecrã Full-HD de 5.5 polegadas.

Também nos esquemas de memória temos pontos diferenciadores. O modelo VS traz consigo a possibilidade de escolher entre 3GB ou 4GB de RAM, bem como 32GB ou 64GB de armazenamento interno. Já o VS Plus vem numa só versão, esta com 4GB de RAM e 64GB de memória interna. Em todo o caso, ambos suportam ainda um cartão microSD para expansão de memória.

Em termos de autonomia, o Aquaris VS é dotado de uma bateria de 3100mAh, ao passo que o Aquaris VS Plus possui 3400mAh. Em ambos os casos será possível recarregá-las rapidamente com o auxilio da tecnologia Quick Charge da Qualcomm. É ainda importante frisar a presença de um sensor de impressões digitais na parte traseira destes equipamentos.

O Android 7.1 Nougat fora da caixa é o principal defeito destes smartphones

Já quando olhamos para o software destes smartphones vemos algo que não compreendemos. Em pleno fevereiro de 2018, a BQ teima em apresentar dois smartphones com o Android 7.1 Nougat. Uma versão cujo sucessor já se encontra no mercado há muito tempo. A atualização para o Android 8.0 Oreo já foi garantida para estes modelos e para a gama V. Porém, esta deveria ser a versão do sistema operativo ao sair da caixa para os Aquaris VS.

Por fim, importa informar o nosso leitor para a disponibilidade e preços destes equipamentos. O Aquaris VS já se encontra disponível para compra através do site oficial da empresa espanhola. Se é este o modelo que encaixa melhor nas tuas necessidades, podes comprá-lo imediatamente por 189.90€.

Caso seja o modelo Plus aquele que enche as tuas medidas, terás de esperar um pouco mais. Esta variante apenas ficará disponível para compra a partir do próximo dia 16 de fevereiro, igualmente através do site da marca. Já o seu preço de venda será 229.90€.

Em suma, temos aqui duas boas propostas para o mercado dos gama média. Principalmente para aqueles que pretendem adquirir um smartphone em loja física, ponto de revenda aonde eles chegarão mais cedo ou mais tarde.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P20 Lite passa pela FCC, confirma-se a monocelha do iPhone X

Apple Watch: Apple já é a maior fabricante de relógios do mundo – IDC

Android. Nokia 7 Plus será a escolha ideal na falta de um novo OnePlus X

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.