Bolsomito 2K18: jogo polémico está na mira do Governo Brasileiro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

“Esteja preparado para enfrentar os mais diferentes tipos de inimigos que pretendem instaurar uma ditadura ideológica criminosa no país”. Esta é a curta e simples descrição do jogo Bolsomito 2K18. É um caso instantâneo de controvérsia na plataforma Valve e que suscitou a sua investigação pelo Governo Brasileiro.

Em Bolsomito 2K18, um jogo simples e com uma forte inspiração no género "beat' em up" para além da "pixel art". Este título presente na Valve é herdeiro do ícone "Street Fighter" cujo primeiro título estreou em 1987.

Vê ainda: Fortnite para Android: Já não precisas de esperar para jogar

Agora, sob o quente clima de eleições no Brasil, neste jogo temos que aniquilar os “males do comunismo”. Tudo isto para levar o nosso personagem principal até ao palácio de Brasília numa autêntica cruzada mediática com muito murro, soco e pontapé à mistura.

Em primeiro lugar o jogo em si, Bolsomito 2K18, chegou à Valve no dia 6 de outubro de 2018 na véspera das eleições. Em segundo lugar este jogo custa perto de 4 euros e está repleto de mensagens subliminares. Por conseguinte, quando uma das personagens é eliminada estas transforma-se no típico emoji que representa as fezes.

Bolsomito 2K18 está disponível na Valve

A violenta premissa do jogo levantou imediatamente vários olhares. Isto porque além de representar o candidato do PSL como um violento vingador, poderá também despertar uma onda de violência na população. Algo que começa logo com a capa do jogo, o "Capitão" com o gesto com os dedos a representar as armas. Por conseguinte a ação do governo brasileiro sob a forma do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) não se fez tardar.

Tal como nos indica a publicação Technoblog, a entidade brasileira abriu um inquérito civil com o sentido de investigar a empresa responsável pelo jogo. Por conseguinte, a jovem startup BS Studios terá agora que prestar os devidos esclarecimentos.

Governo Brasileiro afirma que Bolsomito 2K18 pode prejudicar tanto o candidato como os grupos nele representados

Em suma, o grau de violência presente no jogo Bolsomito 2K18 estará a ser repudiado mesmo pelos apoiantes do candidato de direita. Tudo isto devido ao objectivo e mecânica do jogo polémico que entretanto já está a ser investigado pelo Governo Brasileiro.

Por conseguinte, no jogo em que o personagem principal, representando Jair Bolsonaro, ganha pontos e avança de nível ao matar mulheres, gays bem como vários outras figuras públicas do Brasil.

Importa aqui citar a posição da entidade pública, aqui representada por Frederico Meinberg Ceroy. Segundo ele, o jogo “possui clara intenção de prejudicar candidato à Presidência da República. E com isso embaraçar as eleições 2018”.

Para além disso, ainda nas suas palavras, poderá causar “danos morais coletivos aos movimentos sociais, gays e feministas”. Nesse sentido, a entidade pública pediu à Valve Corporation, responsável pela Steam, com vista à cessação da disponibilização do jogo.

Acompanharemos o desenrolar deste caso com particular atenção, aqui na 4gnews.

Editores 4gnews recomendam:

Google Assistant vai-se tornar parte integrante do teu dia

Criptomoedas e Bitcoin sofrem queda aparatosa em poucas horas

via 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.