Blackmagic lança aplicação de filmagem profissional gratuita para iPhone

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Lançada na última quinta-feira, a aplicação Blackmagic Camera para iPhone traz controlos manuais de fácil utilização, para que qualquer pessoa possa gravar vídeos com qualidade profissional. E para melhorar, a aplicação é gratuita!

A Blackmagic Camera é uma aplicação de filmagem profissional desenvolvida pela empresa responsável pelo popular editor de vídeo DaVinci Resolve.

Aplicação com controlos de vídeo profissionais

Blackmagic Camera
Imagem: Divulgação / Blackmagic Camera

Para aqueles que desejam ter mais controlo sobre os aspetos técnicos das imagens que captam, a Blackmagic Camera permite que o utilizador do iPhone grave vídeos diretamente da aplicação, com uma interface intuitiva e amigável similar à das premiadas câmaras da Blackmagic Design.

A partir dos menus de fácil utilização da Blackmagic Camera, é possível controlar:

  • Velocidade do obturador
  • ISO da imagem
  • Equilíbrio de branco
  • Tonalidade
  • Níveis de estabilização
  • Ajustes de foco
  • Parâmetros de gravação
  • Histograma
Blackmagic Camera
Imagem: Divulgação / Blackmagic Camera

Além disso, a app também permite que o utilizador alterne entre diferentes objetivas. Outra funcionalidade bem-vinda é a possibilidade de gravar um vídeo horizontal com uma proporção 16:9 mesmo a segurar o telemóvel na posição vertical.

Para facilitar a pós-produção, a aplicação ainda oferece a opção de adicionar metadados aos vídeos capturados. E para aqueles utilizadores que querem adquirir o novo iPhone 15 Pro, a Blackmagic Camera já conta com compatibilidade com o novo perfil de cores log do dispositivo.

Perfeita integração com o DaVinci Resolve e o Blackmagic Cloud

Blackmagic Camera
Imagem: Divulgação / Blackmagic Camera

Aqueles que trabalham com vídeos profissionais sabem que a pós-produção é uma etapa tão crucial quanto a captura dos vídeos. Foi com isso em mente que a Blackmagic optou por trazer uma completa integração de sua nova aplicação com a Blackmagic Cloud e o popular programa de edição de vídeos DaVinci Resolve.

Isso significa que o utilizador pode gravar vídeos diretamente na Blackmagic Cloud em arquivos Apple ProRes de 10 bits, padrão do setor, até 4K. O recurso possibilita a transferência dos vídeos para a sala de edição ou estúdio de pós-produção em minutos, com sincronização direta para a aplicação do DaVinci Resolve.

Para aqueles que preferem editar os vídeos noutra aplicação ou plataforma, também é possível guardar as imagens capturadas no Blackmagic Camera na aplicação Fotos do iPhone ou em um SSD externo, além de poder partilhá-las com outras aplicações.

O Blackmagic Camera já está disponível gratuitamente na App Store para iPhones XR ou posteriores com iOS 16 ou superior.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.