Blackberry processa Twitter por infracção de patentes

António Guimarães

A BlackBerry está a acusar novamente uma rede social por causa de propriedades intelectuais. Já o ano passado a empresa processou o Facebook por causa das suas patentes de mensagem.

De acordo com o Reuters, parece que desta vez foi o Twitter que se portou mal, pelos vistos. Nesse sentido, a empresa canadiana está a processar a rede social por infracção de 6 patentes diferentes.

As patentes incluem notificações push, técnicas de publicidade e habilidade de silenciar notificações. À primeira vista estas parecem funções "inocentes" que a maioria das aplicações tem.

Aparentemente, o Twitter utilizou propriedades intelectuais da BlackBerry

Contudo, a empresa canadiana afirma que o Twitter está a utilizar as mesmas funções que tornaram os equipamentos BlackBerry tão populares. As mesmas afirmações foram feita em relação ao processo contra o Facebook. O processo consiste nas funções do Messenger que são bastante similares às da BlackBerry.

Estas funções incluem notificações de mensagens por ler, mensagens durante jogos, códigos de tempo e a função de identificar família e amigos em fotografias. Adicionalmente, um mês depois, a Snap também sofreu um processo. A Snap é uma empresa que desenvolve aplicações. Pelos vistos, algumas delas infringiram as patentes da BlackBerry.

Como é costume neste tipo de processos, os detalhes não são muitos. Afirmar que o Twitter utilizou "funções semelhantes" é algo vago. No entanto, o processo em si deve ter mais detalhes, caso contrário, a BlackBerry não teria fundamento para tal.

De momento, não se sabem as intenções finais da BlackBerry em relação a este processo. Contudo, a empresa pediu compensação monetária ao Facebook o ano passado. Segundo os relatórios, os 3 processos deverão ser tratados pelo mesmo juíz, visto estarem relacionados.

Em conclusão, empresas a processarem-se umas às outras não é novidade. Principalmente quando se tratam de patentes. As empresas de tecnologia são bastante protetoras das suas patentes e com razão. Os famosos processos Apple vs Samsung são um bom exemplo.

Editores 4gnews recomendam:

Razer Phone 2 recebe grandes melhorias com a chegada do Android Pie

Xiaomi Redmi Note 7 Pro é oficial e tem um preço inacreditável

Smartphone dobrável da Motorola foi confirmado por executivo

Fonte | Via

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.