Bitcoin: Elon Musk acusado de manipular mercado de criptomoedas

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Na semana passada a Tesla tornou pública a compra de mais de 1.5 mil milhões de dólares em Bitcoin como forma de maximizar o seu retorno financeiro. Agora começam a surgir algumas vozes que se levantam para manifestar preocupação com a possibilidade do CEO da companhia estar a procurar manipular o mercado.

Mais concretamente, o economista Nouriel Roubini está convencido de que a jogada de Musk tem mesmo como objetivo alterar as regras do jogo a seu favor pedindo até uma investigação da SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos).

Compra de Bitcoin pela Tesla debaixo de fogo

A acusação de Roubini assenta na natureza das intervenções de Elon Musk nas redes sociais, mais concretamente no Twitter, onde é extremamente ativo.

Nas últimas semanas os tweets do CEO da Tesla têm incidido bastante sobre criptomoedas, sendo já atribuídas as ele as recentes subidas de valor da DogeCoin e Bitcoin.

Para este economista, Musk usa o impacto das suas intervenções no mercado para manipular e fazer subir o preço da Bitcoin.

Roubini vai ainda mais longe e afirma que Musk tomou uma posição individual em relação ao tema usando depois a sua empresa para reclamar um investimento e fazer disparar o valor da cripto.

Elon Musk está assim a ser acusado de "comportamento criminoso" e "irresponsável," com várias pessoas a exigirem intervenção da SEC a fim de avaliar a eventual manipulação do preço das mais valias.

Tesla já estará a vender as suas Bitcoins

É também importante referir que, para já, não se sabe muito sobre a transação levada a cabo pela Tesla. No entanto, a Bitcoin atingiu um novo máximo histórico assim que foi conhecido o negócio.

Rumores recentes sugerem até que a Tesla já estará a vender as suas Bitcoins a este novo máximo histórico. Esta possibilidade faz com que muitos julguem que tudo não passou de uma manobra para ajudar a empresa a ter um excelente início de 2021.

Seja como for, o assunto promete fazer correr muita tinta nos próximos tempos. Seria importante um esclarecimento acerca deste negócio, algo que talvez só possa mesmo acontecer com intervenção da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Pay abraça a Bitcoin e dá salto face ao Google Pay
  • Europol detém hackers por roubo milionário a celebridades em criptomoedas
  • Sentes falhas na rede elétrica? Talvez a culpa seja da mineração de Bitcoin!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.